Related Posts with Thumbnails

20 de maio de 2011

A universidade utópica e o futuro dos profissionais

O ensino só se torna empecilho quando essas pessoas chegam ao mercado

Em meio às condições socioeconômicas do país, o sonho de graduação em uma universidade parece estar cada vez mais perto da realidade de muitos brasileiros. A questão é como está a qualidade do ensino, não só das escolas públicas, mas das universidades.

Com o avanço do nível de estudo dos brasileiros, problemas surgiram no mercado: profissionais exigem melhores salários e empresas não encontram pessoas habilitadas. E se a base desses problemas estiver nas faculdades?

Muitas faculdades perderam o compromisso com o conhecimento e se preocupam apenas com o seu nome no mercado. Esqueceram-se de cuidar da sua infraestrutura e de dar atenção ao mercado de trabalho. Estão formando alunos sem capacidade de exercer as funções nas quais se especializaram.

Professores universitários alegam que a defasagem está na base dos alunos, isto é, no ensino fundamental. Já os alunos alegam que é a metodologia que está ultrapassada. A realidade é que, por mais que os professores se atualizem, muitas vezes a universidade impõe barreiras, na estrutura social, no meio ambiente, na tecnologia.

Ao escolher uma universidade privada, os futuros profissionais optam pela qualidade da estrutura física ou pelo prestígio da faculdade. Pagando valores que não são módicos, os alunos, em vez de lutarem pela qualidade do ensino e pela melhoria da infraestrutura, entregam-se ao sistema. E isso só se torna um empecilho quando essas pessoas chegam ao mercado.


Escrito por: IZABELA BARROS DE SOUZA
                  Estudante

0 comentários: