Related Posts with Thumbnails

20 de maio de 2011

Estudo publicado na "Science" mostra como reagimos à fofoca

Pesquisa está em uma das revistas científicas mais importantes

Londres, Reino Unido. Um estudo publicado na edição de ontem da revista "Science", uma das publicações científicas mais importantes, mostra como nosso cérebro usa a fofoca. Os pesquisadores descobriram que, inconscientemente, prestamos mais atenção ao rosto de pessoas que falam coisas negativas. "Imagine que eu e você temos um amigo em comum e eu te digo que esse amigo mentiu para o marido ou esposa. Isso pode mudar a forma como você se sente em relação ao seu amigo - você pode pensar que ele não é uma pessoa tão legal assim. O que descobrimos é que isso também muda a forma como você o enxerga visualmente. Ou seja: fofoca afeta seu sistema visual", disse um dos pesquisadores, Eric Anderson.


Quando duas imagens diferentes são apresentadas simultaneamente aos olhos, a pessoa primeiro vê uma imagem e depois a outra, mas o tempo que cada imagem é registrada geralmente não é controlada conscientemente pelo espectador. No experimento, os pesquisadores primeiro mostraram imagens de pessoas com rostos neutros, acompanhados de legendas que descreviam ações negativas, neutras ou positivas que supostamente cada uma delas praticou. Os voluntários observavam em um espelho duas imagens: um desses rostos e uma casa. Em seguida, apertavam uma tecla em um painel quando as imagens se alteravam.

Os resultados mostraram que os voluntários registraram os rostos associados às informações negativas por mais tempo, comparado às imagens com informações neutras ou positivas. "Em suma, ao ouvir que uma pessoa roubou, mentiu e enganou torna mais provável que um observador consciente veja em uma face neutra a de um suposto vilão", escreveram os pesquisadores.


0 comentários: