Related Posts with Thumbnails

7 de março de 2011

IPAD permite aos cientistas manipular moléculas microscópicas

Uma equipe de pesquisadores está alavancando a funcionalidade touch-screen do IPAD para manipular partículas minúsculas, fornecendo aos cientistas uma análise mais profunda dos processos microscópicos de organismos.

Pesquisadores das Universidades de Glasgow e Bristol, na Escócia, desenvolveu esta nova aplicação no IPAD de alta precisão e de fácil utilização chamado de "pinças ópticas".

Essas pinças ópticas são capazes de manipular nanômetros (um bilionésimo de metro) e micrômetros (um milionésimo de metro) de partículas de tamanho, exercendo forças extremamente pequenas através de um feixe de laser altamente concentrado. O feixe torna-se ultra-concentrado depois é enviado para o seu destino através de um microscópio.

No passado, os biólogos moleculares, lutaram para superar as limitações do mouse do computador e de paus nos sistemas que eram na maioria das vezes incontroláveis. Os cientistas disseram que muitas vezes era difícil e, às vezes incômodo, para manipular partículas tão pequenas com precisão.
A idéia, segundo um documento divulgado no Journal of Optics, era criar uma interface intuitiva com sistema de controle 3-D usando a tecnologia do tablet touch-screen.

O aplicativo permite que os pesquisadores usem uma série de técnicas para mover as partículas ao redor, incluindo ajeitar a tela ou a inclinação do IPAD. "A interface é ágil e fácil de usar, por isso mesmo usuários inexperientes podem manipular partículas, movê-las e traduzir em estágio para o microscópio," descreveram os pesquisadores.

" Agora, podemos mover única ou mais partículas esquerda e direita, para cima e para baixo - ou mesmo girar, uma partícula de tamanho micrométrico - será mais fácil. "

Os pesquisadores esperam uma versão modificada do software que rode em um PC, segundo o relatório.

Steve Jobs expôs longamente as vantagens dos acessórios do IPAD, chamando de” mágico e revolucionário dispositivo”.

0 comentários: