Related Posts with Thumbnails

4 de março de 2011

"Formigas-zumbis" achadas em Minas são alvo de fungos

Estudo enfoca uma interação biológica complexa e até então desconhecida

Existem quatro espécies de fungos capazes de gerar "formigas-zumbis", segundo recente pesquisa norte-americana. Após infectarem os insetos, os fungos distribuem-se pelo organismo das formigas e causam uma mudança de comportamento tão grande que elas não conseguem mais realizar suas atividades normalmente.

A pesquisa - elaborada por Harry Evans e David Hughes, investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos,e publicada no jornal científico "PLoS One" anteontem - concluiu que, em questão de uma semana, a formiga pode ter seus sentidos totalmente afetados pelo fungo e começar a "vaguear" por perto da colônia, daí o termo "formiga-zumbi".

O estudo verificou esse comportamento em quatro espécies de fungos, todos do gênero Ophiocordyceps, encontrados na Mata Atlântica de Minas Gerais. Eles são capazes de travar as mandíbulas de formigas carpinteiras, local em que encontram condição ideal para começar a se reproduzir, infectando outros hospedeiros. Uma vez instalado, o fungo cresce no organismo da formiga e espalha substâncias que têm efeitos colaterais.


Entre as consequências, as formigas são conduzidas para locais específicas para dispersão dos esporos, o que assegura a infecção e acaba por provocar a morte de colônias inteiras, criando o ambiente ideal para a própria proliferação dos próprios fungos.

Reflexos. A pesquisa, denominada "Diversidade oculta em fungos de formigas-zumbis", pode ajudar a explicar a perda de biodiversidade entre insetos de determinadas espécies, já que cada fungo observado atua em um tipo de formiga distinta.

O ciclo de vida desses fungos que infectam, manipulam e matam formigas é altamente complexo. O estudo estabelece a identificação dessas ferramentas como forma de ir além e indagar de que forma a deterioração da floresta afeta essa dinâmica.

Agora, autores do estudo querem saber como a ação dos fungos sobre as formigas influencia o funcionamento do ecossistema em que os dois animais vivem.

Relatos. Segundo os pesquisadores, existem relatos sobre os fungos de "formigas-zumbis" descritos, em meados do século XIX, pelo naturalista Alfred Russel Wallace, contemporâneo de Charles Darwin, que encontrou duas espécies do fungo na Indonésia, na Ásia.

Biodiversidade

Notável. O artigo é notável pela atenção que dá a interações biológicas desconhecidas e complexas em ambientes ameaçados. As quatro espécies são originárias da Mata Atlântica, muito degradado em termos de biodiversidade no mundo, restando apenas 8% de sua cobertura original.

Mistério. Os pesquisadores ainda não sabem é como esses fungos lidam com a perda do habitat.

Flash

Novidade. Não se sabia que parasitas como esses fungos se relacionavam de forma tão complexa com outros organismos.

0 comentários: