Related Posts with Thumbnails

4 de março de 2011

Divirta-se com moderação no Carnaval

Festa, bebidas e descontração. Estes "agitos" ditam o ritmo do Carnaval, o feriado mais esperado pelos brasileiros. Com a data se aproximando e a grande liberdade de interação entre as pessoas que ela propicia é muito importante ter em mente que não se pode relaxar quando o assunto diz respeito à saúde.

Quem não gosta desse feriado, quase a marca do brasileiro, mesmo que seja para viajar ou descansar? Lógico que uma boa parte das pessoas a chegada do reinado de Momo é sinônimo de alegria e diversão.

Só que o período não se resume somente à agitação e brincadeiras, por isso, alguns cuidados são necessários para que, em vez de boas recordações, a Quarta-Feira de Cinzas não traga somente aborrecimentos.

As precauções começam na estrada que levam, principalmente, às praias, que ficam superlotadas. Toda viagem pode ter algum tipo de contratempo, por isso é importante dirigir com cautela e respeitar os limites de velocidade.

A nutricionista Sônia Almeida recomenda que antes de iniciar a viagem a alimentação a opção seja por refeições leves, lembrando que os eventuais lanches levados para viagem devem estar bem acondicionados, para evitar que estraguem e possam causar diarréias e uma possível desidratação.

O folião deve dar preferência aos alimentos leves e de fácil digestão. O endocrinologista Mauro Scharf indica o consumo de carboidratos complexos, como arroz, batatas, mandioca e macarrão e sugere que se evite a absorção de carboidratos simples, como açúcar, doces e chocolates, que associam grande quantidade de gordura.

"Também prefira refeições menores e mais vezes ao dia", recomenda. Esses alimentos irão fornecer mais energia para muita atividade física sem o folião se sentir esgotado rapidamente, mas devem ser consumidos em pequenas quantidades.

Alimentação e barulho

Quem frequenta o litoral deve ter atenção com os frutos do mar e com alimentos que podem estragar com o calor, como maionese e cremes. Como as pessoas costumam ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas durante a folia, a dica é intercalar a cerveja com água - para hidratar e minimizar a ressaca -, nunca beber em jejum nem misturar tipos diferentes de bebidas, além, é claro, de evitar exageros.

Brincar o Carnaval de forma saudável deve ser o lema das pessoas que adoram a folia, mas não deixam de lado a prevenção.

Outro cuidado imprescindível é proteger o ouvido dos altos decibéis emitidos durante a folia, eles podem trazer danos, muitas vezes irreversíveis, à audição. "Quanto maior a intensidade e mais repetitivo o som, maior será o dano às células ciliadas da cóclea (órgão responsável pela audição sensorial), podendo levar até à surdez", adverte o otorrinolaringologista André Ataíde.

Uma forma de prevenir problemas auditivos é se manter a uma distância segura do barulho e até, se necessário, usar protetores auriculares. Um dos primeiros sintomas de que algum dano ao ouvido é o zumbido.

Entretanto, muitas vezes a pessoa já tem a sua audição prejudicada e não se dá conta do problema. "Há muitos casos em que existe uma deficiência leve, só descobertos após um exame específico", alerta o especialista.

Ressaca

Mauro Scharf alerta, também, para o abuso de álcool, que pode desidratar o corpo, além do hábito de misturar bebidas energéticas com álcool. "Essa combinação pode levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos", explica.

Um dos perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas está relacionado à hipoglicemia, baixa na taxa de glicose sanguínea, que pode levar uma pessoa a desmaios e, até mesmo, ao coma alcoólico.

Segundo o endocrinologista, não há nada que possa diminuir os efeitos que o excesso de consumo de bebidas alcoólicas acarreta. Costumes como o de beber muita água antes do álcool, ingerir azeite, leite ou refrigerantes não ajudam a diminuir os efeitos do consumo excessivo de álcool.

"A ingestão dessas substâncias podem ajudar a combater sintomas, como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez", afirma o especialista. Para aqueles que não ficam sem esse "combustível" para animar a festa, a recomendação é intercalar bebidas alcoólicas com água, além de compensar com o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no outro dia.

A hidratação deve começar com antecedência e, preferencialmente, ingerir muita água, sucos de frutas e água de coco. "A perda de água através da transpiração é muito intensa, e junto a ela, ocorre a perda de muitos eletrólitos, como o sódio, potássio, magnésio e cloro", completa a nutricionista Sonia Almeida.

Proteção sempre

Para tirar algumas das mais frequentes dúvidas sobre como manter a saúde sem ter que enfrentar uma gravidez não planejada nessa época do ano em que o sexo sem compromisso se torna mais comum, o ginecologista e obstetra José Bento esclarece algumas dúvidas.

Camisinha masculina ou feminina? - Não existe necessidade dos dois usarem preservativo. O uso correto de apenas um tipo de camisinha já protege o casal contra a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Anticoncepcional + camisinha - É o mais recomendável. Utilizando os dois métodos contraceptivos, a mulher terá uma dupla proteção, uma vez que previne a gravidez indesejada e o risco de doenças.

Menstruação - Caso a pílula anticoncepcional tenha acabado, a mulher deve iniciar uma nova cartela logo após o término da anterior, sem dar o intervalo, até completar um novo ciclo de tratamento, quando deve voltar a menstruar normalmente ao final de cada cartela da pílula.

Esquecimento - Caso tenha esquecido, a mulher deve tomar a pílula assim que lembrar, podendo tomar duas juntas no próximo horário habitual de tomada. Além disso, vale reforçar que sempre que o uso de camisinha é obrigatório.



fonte:Paranaonline

0 comentários: