Related Posts with Thumbnails

28 de janeiro de 2011

Tirar uma soneca após o almoço ajuda a fixar lembranças, afirma pesquisa

Durante sono, cérebro resiste melhor a mudanças da memória recente

LÜBECH, ALEMANHA. A melhor maneira de se lembrar de um texto ou uma fórmula física que se acabou de aprender pode ser fazer a sesta, ou seja, tirar aquele cochilo após o almoço. Essa é uma das conclusões de um estudo publicado por cientistas alemães na revista "Nature Neuroscience", coordenado por Susanne Diekelmann.

Segundo a pesquisa, o cérebro resiste melhor durante o sono a tudo o que pode misturar ou alterar a memória recente.

Para chegar à conclusão, pesquisadores da Universidade de Lübeck, na Alemanha, avaliaram 24 voluntários, pedindo que memorizassem 15 pares de cartas.

Quarenta minutos mais tarde, a metade dos que foram mantidos despertados precisou memorizar uma outra série de cartas levemente diferentes.

Enquanto isso, as outras 12 pessoas puderam fazer uma curta sesta antes de memorizar a segunda série de cartas.

Em seguida, os dois grupos foram testados sobre a capacidade de se lembrar da primeira série.
Os que dormiram um pouco tiveram um desempenho melhor, lembrando-se, em média, de 85% das cartas, contra 60% entre os que foram mantidos acordados.

De acordo com Susanne Diekelmann, o benefício das sestas na consolidação da memória
poderia ter influências interessantes nas atividades de aprendizagem intensiva, como as de línguas estrangeiras.

O processo poderia também beneficiar vítimas da síndrome de estresse pós-traumático, uma doença que atinge pessoas que viveram situações extremas, como acidente grave, atentado e agressão, por exemplo, ajudando-as a reconfigurar suas lembranças.

Estudos anteriores haviam provado que a memória recente, estocada temporariamente em uma região do cérebro denominada hipocampo, não se fixa imediatamente.



0 comentários: