Related Posts with Thumbnails

13 de janeiro de 2011

Jovem valoriza mais a autoestima do que o sexo

Um elogio vale mais do que outras atividades agradáveis

Nova york, EUA. Pesquisadores descobriram que os jovens dão mais valor a um aumento na sua autoestima do que a qualquer outra atividade agradável, como fazer sexo, ir a festas, ingerir álcool e ganhar dinheiro.

O estudo, coordenado por Brad Bushman, professor de comunicação e de psicologia na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, foi realizado com estudantes universitários. Em dois estudos separados, os pesquisadores perguntaram aos jovens quanto eles desejavam e quanto eles gostavam de várias atividades prazerosas, como a sua comida favorita - eles davam notas de 1 a 5 para a intensidades dos desejos.

Entre os itens que constavam nas opções estavam experiências que elevam a autoestima, tais como tirar uma boa nota ou receber um elogio. Como a auto-estima superou todos os outros prêmios nas mentes dos estudantes, os resultado sugerem que muitos jovens podem estar centrados demais em reforçar esse aspecto da personalidade.

Na outra parte da pesquisa, para todas as atividades agradáveis examinadas no estudo, os participantes precisavam classificar tanto o quanto eles gostavam da atividade como o quanto eles queriam fazer aquilo. Isso porque pesquisas com dependentes sugerem que os viciados tendem a relatar que eles "querem" o objeto da sua dependência (drogas, álcool, jogo) mais do que eles realmente "gostam" dele.

No estudo, os participantes gostaram de todas as atividades agradáveis mais do que eles as queriam, o que é saudável. Entretanto, a diferença entre gostar e querer foi menor quando se trata da autoestima. "Não seria correto dizer que os participantes do estudo eram viciados em autoestima, mas eles estavam mais perto de serem viciados nisso do que em qualquer outra atividade analisada", diz Bushman.


0 comentários: