Related Posts with Thumbnails

5 de novembro de 2010

Sonda se aproxima com sucesso de cometa

Gravura mostra a sonda passando pelo cometa

Nova York, EUA. Em uma arriscada manobra, a Nasa, a agência espacial norte-americana, conseguiu aproximar ontem, com sucesso a sonda Deep Impact do cometa Hartley 2.

O objetivo do projeto, batizado Epoxi, é analisar o núcleo de um cometa pequenino, mas hiperativo, caracterizado pela liberação de jatos de gases que podem até alterar sua trajetória.
A Deep Impact chegou a 700 km do "alvo" a uma velocidade relativa (considerando o movimento da nave e do cometa) de 12 km por segundo.

A primeira imagem do Hartley 2 chegou à base da missão, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, às 13h01 (hora de Brasília). Novas imagens serão enviadas nos próximos dias.

O Hartley 2 está em sua posição relativa mais próxima da Terra desde que foi descoberto, em 1986, pelo astrônomo australiano Malcolm Hartley - algo em torno de 17,7 milhões de quilômetros, segundo o site da Nasa. O astro completa uma volta ao redor do sol a cada 6,5 anos.

Missão estendida. Há cinco anos, a Deep Impact disparou um objeto contra o cometa Tempel 1para colher dados sobre seu núcleo. Foi a primeira vez que informações sobre o núcleo de um cometa foram obtidas.

fonte:Otempo

0 comentários: