Inspirados pelo trabalho realizado nas escolas de infância de Reggio Emilia, no norte da Itália, começamos, em 2009, a utilizar como ferramenta de reflexão educativa a documentação pedagógica, uma estratégia ética investigativa, que dá voz à infância.
Tal estratégia, diferentemente do registro de atividades que sempre foi feito nas escolas, possibilita a visualização da originalidade dos processos construtivos das crianças e de suas experiências individuais e em grupo, por meio de textos escritos, imagens e objetos.
A análise desses documentos, ao reunir flagrantes da rotina das crianças da educação infantil, permite a nós, educadores, revisar nossas práticas para compreender melhor a cultura da infância.
Esses documentos, analisados e interpretados com outros educadores, oferecem-nos as condições para entender e transformar o cenário do cotidiano escolar e instigam-nos a um contínuo crescimento profissional.
Quando os documentos são revistos pelas crianças, elas têm a oportunidade de compartilhar suas ideias, tomar consciência de sua aprendizagem e aprender a apreciar e respeitar o trabalho do colega, fortalecendo vínculos e construindo um ambiente cooperativo.
Além disso, os pais também têm condições de conhecer situações vivenciadas pelo filho, o que, às vezes, até surpreende a família.
Essa experiência tem-nos proporcionado o desenvolvimento de uma escuta mais atenta e cuidadosa dos saberes das crianças.
escrito por:MARIA MARGARIDA C. DA SILVEIRA
Supervisora pedagógica
fonte:Otempo
9 de novembro de 2010
Método italiano auxilia educadores brasileiros
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Ewerton
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terça-feira, novembro 09, 2010
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