Related Posts with Thumbnails

3 de novembro de 2010

Dormir do lado direito agrava a azia, dizem estudos

Hipótese sustenta que essa posição durante o sono relaxa o esfíncter entre o estômago e o esôfago


Nova York, EUA. Para quem tem azia crônica, não é fácil ter uma noite de sono tranquila. É só dormir na posição errada que o ácido vai para o esôfago, uma receita para estômago irritado e insônia. Os médicos recomendam dormir numa inclinação, o que permite à gravidade manter o conteúdo do estômago exatamente onde ele deve ficar.

Mas dormir de lado também pode fazer diferença - desde que você escolha o lado certo. Vários estudos descobriram que dormir sobre o lado direito agrava a azia; dormir do lado esquerdo tende a aliviá-la.

A razão para isso não está inteiramente clara. Uma hipótese sustenta que dormir sobre o lado direito relaxa o esfíncter pilórico, entre o estômago e o esôfago. Outra hipótese diz que dormir do lado esquerdo mantém a junção entre o estômago e o esôfago acima do nível do ácido gástrico.

Num estudo publicado no "The Journal of Clinical Gastroenterology", cientistas recrutaram um grupo de indivíduos saudáveis e os alimentaram com refeições de alto teor de gordura em dias diferentes para induzir a azia. Imediatamente após as refeições, os participantes passaram quatro horas deitados em um dos lados enquanto dispositivos mediam sua acidez do esôfago.

No final, os pesquisadores descobriram que "a quantidade total de tempo de refluxo foi significativamente maior" quando os participantes deitaram sobre o lado direito. Além disso, a liberação média de ácido foi significativamente prolongada quando eles deitaram desse lado.

Em outro estudo, publicado no "The American Journal of Gastroenterology", cientistas alimentaram um grupo de pacientes com azia crônica com um jantar altamente gorduroso e um lanchinho antes de dormir. Então, mediram o refluxo enquanto os participantes dormiam. Os que dormiram sobre o lado direito tiveram níveis de acidez mais altos e "uma liberação mais longa de ácido de esôfago".

Conclusão: [dormir sobre o lado direito agrava a azia.]

fonte:Otempo

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá !!

Muito interessante o artigo, são atitudes muitas vezes simples que amenizam o sofrimento e melhoram a qualidade de vida.
Obrigada por compartilhar !

Grande abraço !