Related Posts with Thumbnails

1 de novembro de 2010

Aparelhos auditivos que interagem com MP3 chegam ao País


Aparelho programa as preferências do paciente e reduz a necessidade de ajustes


Chega ao Brasil um equipamento que vai ampliar a utilidade dos aparelhos auditivos somando um pouco de entretenimento. Isso graças à tecnologia wireless, que permite que os aparelhos interajam com tocadores de MP3 e celulares.

"A iniciativa diminui cada vez mais as restrições causadas pela deficiência auditiva. Agora, um usuário de auxiliares auditivos pode falar ao celular sem precisar pegá-lo com a mão, assim como pode ouvir as músicas de seu tocador de MP3 posicionado no bolso", diz a fonoaudióloga do Grupo Microsom (www.microsom.com.br), que comercializa o produto no País, Maria do Carmo Branco.

O funcionamento é simples: com os aparelhos auditivos na orelha e um acessório parecido com um colar o usuário pode escutar músicas ou até mesmo falar ao telefone. No caso do MP3, o som que sai do equipamento portátil é enviado via Bluetooh para este acessório no pescoço e convertido para uma tecnologia que transmite as informações para o aparelho auditivo. Este sinal sonoro é, então, enviado aos aparelhos auditivos, sem a necessidade de fios.

Com o celular o processo é o mesmo. Para atender o telefone, basta pressionar um botão no colar para acionar o sistema. O caminho inverso também acontece, ou seja, a voz do usuário é enviada para este acessório, sem fio, e transmitida via bluetooth para o celular, que pode se encontrar a até 10 m de distância do usuário.

Além disso, os aparelhos possuem antena wireless interna com capacidade de enviar comandos sem fio entre si, passando da orelha direita para a orelha esquerda e vice-versa, tornando a amplificação mais equilibrada e facilitando a vida do usuário. Desta forma, se a pessoa estiver em um local ruidoso e preferir diminuir o volume, ele poderá usar o controle de volume de um dos aparelhos e esta mudança será transmitida para o aparelho da orelha oposta.

Os aparelhos estão disponíveis em dois modelos, Passport e Latitude. Além da inovação, os aparelhos, é claro, também reparam os problemas de perda auditiva.

fonte:Terra

0 comentários: