Related Posts with Thumbnails

23 de setembro de 2010

Processador móvel ganha três núcleos

Os processadores para smartphones de 1 GHz ainda nos encantam, é verdade, mas eles já evoluíram, e acabam de nos deixar ultrapassados novamente. Dessa vez, a culpa foi da californiana Marvell, que criou um processador móvel de três núcleos, dois deles de 1,5 GHz.

O Armada 628 ativa os dois núcleos na frequência de 1,5 GHz para as tarefas mais pesadas, enquanto o terceiro é usado para as cotidianas, rodando a uma frequência mais baixa de 624 MHz. Segundo a Marvell, isso ajuda o Armada 628 a conseguir uma performance superior à dos processadores de dois núcleos e, ao mesmo tempo, não sugar a bateria do smartphone ou tablet antes de um piscar de olhos.

Agora vem outra parte, também de cair o queixo. O processador tem a capacidade de gravar vídeos 3D em 1080p, ou seja, duas imagens separadas em full HD (a 30 frames por segundo). Mas, baixando um pouco a bola dele, devemos levar em conta também os sensores pequenos dos smartphones, que nunca entregam o mesmo full HD obtido por filmadoras e câmeras digitais.

O processador também dá suporte a USB 3.0 e é compatível com BlackBerrys, Androids, sistemas baseados em Linux, Windows Mobile e aplicações com Adobe Flash.

A chegada do Armada 628 ao mercado, assim como nossa ansiosa espera por ele, ainda vai demorar um pouco. Ele acabou de sair dos quartéis generais da Marvell e está sendo exposto para possíveis fabricantes que possam querer utilizá-lo. Por isso, não existe em nenhum produto final ainda.

fonte:Infoabril

0 comentários: