Related Posts with Thumbnails

29 de setembro de 2010

Lataria é bateria em carro elétrico

Com o novo material, a lataria do carro serviria como bateria

Para driblar um dos maiores problemas dos carrões elétricos – o peso da bateria – um grupo europeu está investindo na criação de um novo material que transforma a lataria do carro em dispositivo de armazenamento de energia.

Segundo os cálculos divulgados, o carro cujo corpo todo serve de bateria recarregável pesaria até 15% menos.

O material, além de recarregável, seria capaz de armazenar energia da frenagem.

O projeto teve início este ano e foi organizado pelo Imperial College de Londres; ele recebeu 3,5 milhões de euros da União Européia e reúne nove empresas e institutos europeus para desenvolver um novo material que substitua o aço na lataria. Entre todas as participantes, a Volvo Cars é a única fabricante.

Carbono e plástico

Os principais desafios de desenvolvimento de carros híbridos e elétricos são tamanho, peso e custo das atuais baterias. Para usar as tecnologias existentes hoje em dia é necessário usas baterias muito grandes, o que só aumenta o peso do carro.

Por isso, foi desenvolvida uma mistura de fibras de carbono e resina plástica capaz de armazenar mais energia e de forma mais rápida do que qualquer bateria convencional. Ao mesmo tempo, o material é extremamente resistente e moldável, o que significa que pode assumir a forma dos painéis de um carro.

De acordo com os cálculos, o peso do carro poderia ser cortado em 15% se painéis de aço fossem substituídos pelo novo material.

A previsão de duração do projeto é de mais 3 anos; neste primeiro estágio inicial, o foco está no desenvolvimento do material e estudo de maneiras para produzi-lo em escala industrial.

fonte:Infoabril

0 comentários: