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29 de março de 2010

Montana Sport 1.4 é bem competitiva

Picapes compactas derivadas de modelos "hatchbacks" usufruem de relativo sucesso no Brasil.

As montadoras aqui instaladas consideram essa fatia do mercado muito importante.

E trabalham com afinco para conciliar as necessidades de quem as utilizará somente para o lazer e os clientes que precisam de um carro robusto para fins comerciais. Por isso para enfrentar a concorrência, a Chevrolet mexe na sua picape compacta. No fim de 2009, a Montana ganhou as configurações Sport e Arena também com a opção do motor 1.4 Econo.Flex, que entrega 105 cv a 6.000 rpm e 13,4 kgfm a 2.800 rpm quando alimentado com álcool.

Assim, reestruturada, a linha Montana ficou da seguinte forma: Conquest 1.4 (R$ 30.234,00), Arena 1.4 (R$ 36.420,00), Sport 1.4 (R$ 40.244,00), Sport 1.8 (R$ 48.187,00) e com a caçamba fechada Combo por R$ 34.083,00.

Avaliamos a Montana na configuração Sport 1.4, que só fica devendo um motor mais forte, uma vez que conta com a mesma lista de itens de série, composta por ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 15", capota marítima, faróis com máscara negra, alarme, travas e vidros elétricos, para-choques na cor do carro, faróis de neblina e mostrador digital com funções hora, calendário e temperatura externa da versão "top" Sport 1.8.

Na parte interna foi mantido o padrão exclusivo com detalhes vermelhos nos bancos e laterais de portas, um diferencial dessa configuração "top".

Rodando pela cidade sem nada na caçamba (situação que deverá ser a mais comum nessa versão), a Montana Sport 1.4 não decepciona.

Mas é necessário trabalhar mais as marchas para que ela tenha fôlego semelhante à Sport 1.8, a qual conta com 4,3 kgfm de torque a mais, porém nas grandes cidades o bloco Econo.Flex dá conta do recado tranquilamente tornando a opção 1.4 uma escolha bem mais racional.

Quanto a desempenho, a Sport 1.4 precisou de 12s6 para acelerar de 0 a 100 km/h e 15s1 e 24s2, respectivamente, para retomar de 40 a 100 km/h e 60 a 120 km/h.

Carregada com 645 kg (o limite é de 722 kg), os 100 km/h passam a ser atingidos 16s8, enquanto o tempo para retomar de 60 a 120 km/h sobe para 24s2.

Outra surpresa da Sport 1.4 foi o consumo, com média de 8,2 em percurso urbano e 12,3 km/l no ciclo rodoviário.

Confortável para rodar descarregado, o conjunto não deixa a Montana tão rígida e oferece boa dirigibilidade, desde que levando em conta a ausência de peso na traseira, o que não dá margem para algumas "estripulias" por parte do motorista.

A distribuição de peso, 61% na dianteira e 39% na traseira, pede cuidado. Mas uma coisa é certa: se você procura uma picape para levar cargas pesadas opte pela 1.8, mas se você necessita apenas de volume para levar mercadorias mais leves a 1.4 dará conta do recado. (BN)

Ficha técnica

Modelo: Montana 1.4 Econo.Flex
Construção: Monobloco, aço galvanizado nos painéis exteriores

MOTOR

Modelo: X14YFH Família I
Disposição: Transversal
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.389
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Inj. eletrôn.: M.P.F.I. (Multi Point
Fuel Injection)
Compressão: 12,4:1
Potência: Álcool: 105 cv a 6.000 rpm.
Gasolina: 99 cv a 6.000 rpm
Torque: Álcool: 13,4 mkgf (131 Nm) a 2.800 rp.
Gasolina: 13,2 mkgf (129 Nm) a 2.800 rpm
Rotação: 6.300 (rpm)

TRANSMISSÃO

Modelo: F15-5 WR - Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora
21 mm.
Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Manual, pinhão e cremalheira

FREIOS

Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro

CAPACIDADES

Caçamba: 1.143 (litros)
Carga: 730 (kg)
Tanque: 52,5 (litros)


fonte:Paranaonline

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