Related Posts with Thumbnails

7 de agosto de 2011

Aparelho permite ver com os ouvidos


Ainda em desenvolvimento, o vOICE é um dispositivo que transforma imagens em sons para ajudar deficientes visuais a identificar e localizar objetos.

O aparelho mapeia as imagens do ambiente e as converte em sinais sonoros. Isso é possível porque a visão, na verdade, se dá no cérebro, e não nos olhos. Se um mesmo input visual for dado através de outro sentido (um processo chamado de substituição sensorial), seu cérebro é capaz de aprender a se localizar com as novas informações.


“A associação básica entre volume e imagem pode ser feita em uma hora”, explica o Dr. Michael Proulx, da Queen Mary University em Londres. “A experiência da visão, no entanto, pode levar meses ou anos”, diz. É aí que entram os psicólogos, como Proulx: a tecnologia transforma imagens em sons, mas alguém precisa desenvolver as melhores maneiras do cérebro humano se adaptar ao treinamento.

Durante a 119ª Convenção Anual da Sociedade Americana de psicologia, realizada esta semana nos Estados Unidos, o pesquisador recebeu um prêmio de US$3 mil por seu trabalho aprimorando a interação entre deficientes visuais e a tecnologia.

“O vOICe é basicamente um programa de computador”, explica Proulx. “Ele tira fotos e escaneia as colunas de pixels da esquerda para a direita”, diz. Conforme faz isso, ele já dá ao usuários a noção de localização do objeto: as coisas na esquerda são ouvidas no ouvido esquerdo, e as à direita, no direito.

Os outros controlam se dão por meio do volume e tom. Quanto mais alto, mais claro; o silêncio representa o preto. Já a frequência sonora mostra a localização vertical: as mais altas indicam algo para cima e as mais baixas, algo mais abaixo.

“Ele pode ser usado para pessoas que queiram descobrir o que é um objeto, e onde ele está”, explica Proulx. “A maior limitação, no entanto, é a velocidade que ele escaneia - por isso, para locomoção, uma bengala ou cã-guia ainda são uma melhor opção”.

Cada foto demora de 0,5 a 2 segundos para ser escaneada, dependendo da prática que a pessoa tem em utilizar o aparelho. O vOICE foi desenvolvido pelo engenheiro holandês Dr. Peter Meijer. Ele doou os aparelhos, sem custos, ao Dr. Proulx para a sua pesquisa.



0 comentários: