Related Posts with Thumbnails

13 de julho de 2011

Países amazônicos se unem para medir o desmatamento

Objetivo é unificar os critérios usados para avaliar a perda de área verde

Brasília. Os países da região amazônica iniciarão em agosto uma série de estudos para medir a taxa de desmatamento do bioma, que abriga aproximadamente 20% das reservas de água doce do planeta.

A iniciativa foi anunciada pelos integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) durante encontro que terminou ontem em Quito, no Equador.

"O monitoramento sobre desmatamento busca harmonizar critérios para medir a perda de área verde, que varia de país para país", afirmou o diretor executivo da instituição, o boliviano Mauricio Dorfler, durante a oficina regional sobre biodiversidade amazônica.


Trata-se do primeiro estudo desse tipo de alcance regional e contará com especialistas de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Dentre as causas do fenômeno do desmatamento, o diretor mencionou a pressão sobre o uso da terra, a agricultura, a exploração madeireira e a extração de minerais. A OTCA também empreenderá em agosto o primeiro estudo de recursos hídricos fronteiriços com o objetivo de promover uma melhor utilização da água.

O Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) foi assinado em 1978 com o objetivo de promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da Bacia Amazônica. Em 1995, as oito nações criaram a OTCA para fortalecer o tratado e, em 2002, estabeleceu-se uma secretaria permanente em Brasília.

Mato Grosso lidera devastação

Brasília. O desmatamento na Amazônia atingiu 268 km² em maio deste ano, mais do que o dobro no mesmo mês de 2010, quando chegou a 109 km², informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Mato Grosso, principal produtor de soja e algodão do país e que abriga o maior rebanho bovino do Brasil, foi o Estado que mais sofreu desmatamento, com 93,7 km². A seguir vieram Rondônia (67,9 km²) e Pará (65,5 km²).

O sistema registra tanto as áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.

Flash

Estratégia. O combate ao desmatamento da Amazônia é vital para as pretensões brasileiras de protagonismo na área ambiental no mundo.



0 comentários: