Related Posts with Thumbnails

28 de julho de 2011

Mulher mais magra que marido faz o casamento feliz

clique pra ver
Foram ouvidos 169 casais em seus quatro primeiros anos de casamento

Washington, EUA. Um dos segredos para um casamento ser feliz é a mulher pesar menos do que o marido. Pelo menos é o que dizem pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Eles selecionaram 169 casais com idade inferior a 35 anos e os acompanharam durante os quatro primeiros anos de seus casamento.


A cada seis meses, os voluntários responderam perguntas sobre sua satisfação com o relacionamento, sobre seu peso e sua altura - informações que foram usadas para calcular o índice de massa corporal, ou IMC.


Em geral, de acordo com o estudo, os homens estavam acima do peso, enquanto as mulheres tinham peso normal, apesar de haver uma grande variedade de pesos entre os indivíduos.

Os resultados revelaram que, quando as esposas têm o IMC menor que o dos maridos, os homens têm uma chance maior de estar satisfeitos no início do casamento e permanecer assim ao longo da relação. Esposas com IMCs menores que os dos maridos se tornam mais satisfeitas à medida que o tempo de relacionamento passa, não necessariamente iniciando a relação felizes.


A constatação condiz com a de outro estudo recente da mesma instituição, mas feito por outros cientistas, que aponta que o casamento tem mais chances de dar certo quando a mulher é mais bonita do que o marido.


Uma dos pesquisadores e co-autora do relatório, Andrea Meltzer, afirmou que, ao contrário do que parece, a mensagem passada pelo estudo é bastante simples e animadora - especialmente para as mulheres. "Existe a possibilidade de se encontrar a felicidade com o parceiro certo, pois não é o peso absoluto que importa, mas o relativo", disse Meltzer.


Para exemplificar a veracidade do estudo, falou-se, inclusive, na curvilínea atriz e cantora Jennifer Lopez, que anunciou sua separação após sete anos casada com o magérrimo marido, o cantor Marc Anthony.

Já os especialistas mais céticos afirmam que a maioria dos homens não rejeitaria uma boa parceira apenas por causa de seu peso. Segundo eles, outras questões podem influir diretamente na escolha.

Variáveis

Peso é um dos fatores de influência

Washington. Segundo Andrea Meltzer, pesquisadora da Universidade do Tennessee, o peso é apenas um de inúmeros fatores que influenciam os níveis de felicidade dos casais em relacionamentos longos. Mas a sugestão é que as mulheres não se concentrem tanto na noção social de que ser magra é pré-requisito para encontrar um homem. "Na realidade, mulheres de qualquer tamanho podem ser felizes com o parceiro correto", diz. Pesquisas anteriores comprovaram que, quando estão procurando por um parceiro, as pessoas preferem os mais magros. Mas não há evidências que comprovem esse efeito na satisfação além dos primeiros encontros.


O que importa na satisfação matrimonial não é o IMC, mas a relação que seu parceiro tem com esse índice. Andrea espera que o estudo alivie um pouco a pressão sobre o peso das mulheres. Ela não recomenda cancelar o casamento porque você não se encaixa nesse paradigma. Aliás, só porque a mulher é mais magra que o homem não significa que serão um casal feliz, bem como eles não serão necessariamente insatisfeitos caso a mulher seja mais pesada. "O estudo é apenas uma média. Há inúmeras variações", diz.



0 comentários: