Related Posts with Thumbnails

17 de junho de 2011

A sustentabilidade e o cuidado representam o caminho a seguir

A crise atual coloca uma impostergável indagação filosófica


Há muitos anos, venho trabalhando sobre a crise de civilização que se abateu perigosamente sobre a humanidade. Não me contentei com a análise estrutural de suas causas, mas tratei de trabalhar positivamente as saídas possíveis em termos de valores e princípios que confiram sustentabilidade ao mundo que deverá vir. Ajudou muito minha participação na elaboração da "Carta da Terra", que afirma: "o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Isso requer uma mudança na mente e no coração. Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal".

Dois valores considero axiais para esse novo começo: a sustentabilidade e o cuidado.

A sustentabilidade significa o uso racional dos recursos da Terra, sem prejudicar o capital natural, mantido em condições de sua reprodução, em vista ainda ao atendimento das necessidades das gerações futuras, que também têm direito a um planeta habitável. Trata-se de uma diligência que envolve um tipo de economia respeitadora dos limites de cada ecossistema e da própria Terra, de uma sociedade que busca a equidade e a justiça social mundial e de um meio ambiente suficientemente preservado para atender às demandas humanas.

A sustentabilidade alcança a sociedade, a política, a cultura, a arte, a natureza, o planeta e a vida de cada pessoa. Fundamentalmente, importa garantir as condições físico-químicas e ecológicas que sustentam a produção e a reprodução da vida e da civilização. Mas o que, na verdade, estamos constatando, com clareza crescente, é que o nosso estilo de vida, hoje mundializado, não tem sustentabilidade. É demasiado hostil à vida e deixa de fora grande parte da humanidade. Reina uma injustiça social mundial com suas terríveis sequelas, fato geralmente esquecido quando se aborda o aquecimento global.

A outra categoria é o cuidado. Esse representa uma relação amorosa, respeitosa e não agressiva com a realidade, por isso não destrutiva. Pressupõe que os seres humanos são parte da natureza e membros da comunidade biótica e cósmica com a responsabilidade de protegê-la, regenerá-la e cuidar dela. O cuidado é uma arte, um paradigma novo de relacionamento com a natureza, com a Terra e com os humanos.

Se a sustentabilidade representa o lado objetivo, ambiental, econômico e social da gestão dos bens naturais e de sua distribuição, o cuidado denota mais seu lado subjetivo: as atitudes, os valores éticos e espirituais que acompanham todo o processo sem os quais a própria sustentabilidade não acontece ou não se garante a médio e longo prazos.

Sustentabilidade e cuidado devem ser assumidos conjuntamente para impedir que a crise se transforme em tragédia. A crise atual coloca uma impostergável indagação filosófica: que tipo de seres somos, ora capazes de depredar a natureza e de pôr em risco a própria sobrevivência como espécie, ora de cuidar e de responsabilizar-nos pelo futuro comum? Qual, enfim, é nosso lugar na Terra e qual é a nossa missão? Não seria a de sermos os guardiães e os cuidadores dessa herança sagrada que nos entregaram, que é este planeta, vivo, que se autorregula, de cujo útero todos nós nascemos?

O trabalho inclui um certo modo de estar-no-mundo-com-os-outros e uma determinada práxis, preservadora da natureza. Uma tradição filosófica que nos vem da antiguidade e que culmina em Heidegger e em Winnicott. Sem o cuidado essencial, o ser humano não estaria aqui nem o mundo que o rodeia. Sustentabilidade e cuidado nos mostram um caminho a seguir.

Escrito por: Leonardo Boff 


0 comentários: