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15 de junho de 2011

Carro inteligente do MIT evitaria colisões

Algoritmo desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology ajudaria a prevenir acidentes por medir não só as condições da estrada como também prever o comportamento humano.

A ideia de Rajeev Verma e Domitilla Del Vecchio é criar carros que possam se comunicar uns com os outros e prevenir 100% dos acidentes.


Embora hoje em dia já existam diversos dispositivos de segurança para veículos, como piloto automático, sensores e sistemas de estabilidade, todos os carros possuem um elemento muito sujeito a falhas: o controle humano. O objetivo do novo algoritmo é levar em consideração o comportamento do motorista antes de alertá-lo sobre um possível acidente e, em último caso, assumir o controle do veículo.

Segundo os pesquisadores, o grande desafio do projeto é não construir um sistema super-sensível, que sempre reage a qualquer possibilidade levando em conta os piores cenários. Esse tipo de sistema dá avisos desnecessários que acabam fazendo o motorista não acreditar quando é realmente importante.

É para evitar este problema que entra em cena o comportamento humano: onde e quando o motorista costuma acelerar ou frear em um cruzamento, por exemplo. Baseado no local em que o motorista está, o programa também sabe que existe um número finito de possibilidades para onde ele estará no futuro – seja daqui meio segundo ou 10 segundos. Essa combinação de possibilidades finitas com modelos de comportamento resultam em um programa capaz de computar uma área em que dois veículos possuem maior risco de colisão.

O programa combina essa possibilidade com as informações do computador de bordo (a forma como você está dirigindo) e sensores da estrada para tentar prever o que irá acontecer, reagindo de acordo para prevenir. Se os dois carros estiverem equipados, eles conversam entre si e cooperam para evitar a colisão.

O algoritmo foi testado em uma pista em miniatura com dois veículos de controle remoto: o primeiro no modo autônomo; o segundo com um “piloto”. Com oito voluntários se alternando para guiar o veículo, os pesquisadores conseguiram evitar 97 colisões em 100 testes.

Agora, a equipe já iniciou os testes com carros de verdade. A ideia é que haja uma forma de comunicação com a estrada mas, como sempre existe delay entre sistemas, o algoritmo está sendo aperfeiçoado para poder tomar decisões autônomas baseado nas informações de bordo e comportamento que possuir.





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