Related Posts with Thumbnails

31 de maio de 2011

Emissão de CO2 bate recorde histórico

Camada de poluição cobre a cidade de São Paulo, no dia 25 de maio
A emissão de gases do efeito estufa bateu recorde em 2010, na maior liberação de carbono na atmosfera já registrada. O relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) diminui as esperanças de manter o aquecimento global em níveis seguros.

Segundo a agência, as emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa, cresceram 5% no ano passado em relação ao recorde anterior, em 2008. Em 2009, as emissões haviam caído graças à crise financeira global, que reduziu a atividade econômica.

Essas informações sig-nificam que o objetivo de prevenir um aumento de temperatura de mais de dois graus Celsius - que cientistas dizem ser o limite para mudanças climáticas potencialmente perigosas - deve se tornar apenas uma utopia.

"Estou muito preocupado. Está se tornando extremamente desafiador permanecer abaixo de dois graus. A perspectiva está ficando mais sombria", disse Fatih Birol, economista-chefe da AIE, ao jornal inglês The Guardian.

No último ano, 30,6 gigatoneladas de CO2 foram despejadas na atmosfera, oriundas principalmente de queimas de combustíveis fósseis.

Os países desenvolvidos foram responsáveis por 40% das emissões totais em 2010, mas responderam por apenas 25% do crescimento. Países em desenvolvimento, como China e Índia, registraram aumento muito maior.


fonte:  folhapress

0 comentários: