Related Posts with Thumbnails

15 de maio de 2011

Candidatos a motorista sofrem com ansiedade

Conquistar a habilitação para dirigir não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer. Para muitas pessoas, um dos principais desafios para realizar os testes práticos de direção é vencer a ansiedade. De acordo com o Detran/PR, entre todos os candidatos a motoristas que fizeram o exame em 2010, 39% foram reprovados.

"Vários fatores podem intensificar o nervosismo, por isso é importante identificar se faltaram mais aulas práticas ou foi um caso de ansiedade pré-exame prático de direção", explica Salete Coelho Martins, psicóloga especialista em trânsito.

Para a bancária Simone Bertuol, as quatro tentativas foram fundamentais para descobrir a fobia de avaliações. Ao fazer o diagnóstico da ansiedade excessiva foi possível dar início aos tratamentos específicos e com isso, gerenciar essa angústia.

Com treinamento, a pessoa pode reconhecer e controlar voluntariamente os sinais fisiológicos que surgem em resposta as situações estressantes. Para a psicóloga, as técnicas de respiração, de terapia comportamental e cognitiva são fundamentais.

Parece simples, mas foi o diferencial para pessoas que já estavam na décima tentativa de conseguir aprovação no exame prático. O fato que mais chama a atenção nesses casos é a mudança no comportamento das pessoas ao estar do lado de um avaliador, ao invés de um instrutor. No momento da avaliação muitas passam a ter dificuldade em impor suas habilidades, justamente por estarem sendo avaliadas.





0 comentários: