Related Posts with Thumbnails

12 de abril de 2011

Há 50 anos, o homem conquistava o espaço

No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin entrou para a história como o primeiro homem a chegar ao espaço.

Na época com 27 anos, ele orbitou o planeta a bordo da nave Vostock I durante 108 minutos e, a 300 km do solo, teria proferido as famosas palavras “A Terra é azul”.

No auge da Guerra Fria, a União Soviética vencia assim uma importante batalha na corrida espacial. Somente um ano depois, o astronauta americano John Glenn chegou à órbita e circulou a Terra na cápsula Mercury.

Durante o vôo, ele foi proibido de operar a nave, pois os efeitos da ausência de gravidade só haviam sido testados em animais. A missão foi controlada por equipes em terra, e Gagarin possuía apenas uma chave a ser acionada em caso de emergência.

A jornada histórica fez do jovem cosmonauta um herói nacional, e o governo da então União Soviética não permitiu que ele retornasse ao espaço: havia muitos riscos envolvidos em uma nova decolagem. Frustrado, Yuri Gagarin voltou à sua rotina de treinamentos e, em 27 de março de 1968, ele e seu instrutor, Vladimir Seryogin, decolaram em um avião MiG-15. As condições climáticas estavam muito ruins e a nave caiu. Gagarin morreu aos 34 anos.

Hoje, o site de buscas Google homenageia o cosmonauta com um logo especial.

A data de 12 de abril, no entanto, também é lembrada por outro evento. 20 anos depois que Gagarin chegou ao espaço, dois astronautas americanos iniciaram a era de vôos com ônibus espaciais. O Columbia decolou exatamente em 12 de abril 1981.




0 comentários: