Related Posts with Thumbnails

7 de abril de 2011

Droga causa impotência mesmo após interrupção do consumo

Estudo revela que efeitos colaterais doremédio podem durar por seis anos

Nova York, EUA. Uma pesquisa norte-americana está tirando o sono de muitos homens. O estudo, realizado pela Universidade George Washington, aponta que a finasterida, medicamento utilizado em grande escala contra a queda de cabelos, tem um efeito colateral: pode provocar a redução do desejo sexual e, em casos mais graves, impotência. Isso mesmo após a interrupção do uso.

A questão é que os fabricantes da finasterida já citavam essa possibilidade, mas negam que os efeitos continuassem após a suspensão do tratamento contra a calvície. Tanto no Brasil como nos Estados Unidos, a bula menciona a diminuição da libido e a impotência como efeitos colaterais, mas afirma: "Esses efeitos desapareceram nos homens que descontinuaram a terapia e em muitos que mantiveram".

A pesquisa foi realizada com 71 homens entre 21 e 46 anos com reclamações sobre o produto: os problemas sexuais persistiam por cerca de 40 meses após a interrupção. Os cientistas revelaram, contudo, que foram observados impotência e perda da libido até seis anos após o uso do medicamento, em um quinto dos pesquisados.

Os especialistas alertam que o resultado do estudo mostra que os homens devem ser avisados dos riscos. "O estudo deve mudar a forma como médicos conversam com pacientes sobre a medicação", afirmou o endocrinologista Michael Irwig, ouvido pelo site Folha.com.

Efeito. A finasterida age bloqueando a atividade de uma enzina chamada 5-alfa-redutase, responsável pela transformação do hormônio testosterona em dihidrotestosterona (DHT)
Em homens com folículos capilares mais sensíveis à ação da DHT, os fios de cabelo ficam mais finos e caem. Entretanto, o DHT também atua na estimulação sexual. Ao inibir a produção desse hormônio, a droga pode interferir nessas funções e levar à impotência.

A farmacêutica Merck, fabricante do remédio Propecia (que tem a finasterida como base), contestou a metodologia da pesquisa. O laboratório diz que metodologia usada é limitada.

0 comentários: