Related Posts with Thumbnails

14 de abril de 2011

Clima exerce influência sobre abalos sísmicos

Monções aceleraram em 20% o movimento da placa tectônica indiana

Sydney, Austrália. Cientistas descobriram que a intensificação das monções - um fenômeno meteorológico - na Índia acelerou em 20% o movimento da placa tectônica indiana nos últimos 10 milhões de anos.

Já se sabia há muito tempo que os movimentos tectônicos influenciam o clima ao formar novas montanhas e fossas marinhas, mas a recente pesquisa demonstra pela primeira vez que a influência existe também no sentido inverso.

"O fechamento e a abertura dos vales oceânicos, assim como a formação das grandes cadeias de montanhas, como os Andes e o Tibete, constituem processos geológicos que afetam os padrões do clima", disse Giampiero Iaffaldano, que coordenou o trabalho. "Do nosso lado, nós demonstramos pela primeira vez que essa influência existe também no sentido inverso, ou seja, que a evolução do clima pode afetar, por sua vez, o movimento das placas tectônicas", completou.

Entretanto, a conclusão óbvia não é a de que o aquecimento global necessariamente acarretará em uma maior frequência de terremotos potentes, como o que devastou o Japão, já que essas evoluções são medidas em "milhões de anos".




0 comentários: