Related Posts with Thumbnails

12 de abril de 2011

Cientistas acham forma de mapear o cérebro

Londres, Reino Unido. Cientistas anunciaram ter dado mais um passo para desenvolver um modelo computadorizado do cérebro depois de terem encontrado, pela primeira vez, uma maneira de mapear conjuntamente as conexões e as funções das células nervosas do órgão.

Pesquisadores do University College London descreveram uma técnica desenvolvida num camundongo que os possibilitou combinar informações sobre funções dos neurônios com detalhes das suas conexões. O estudo é parte de uma área emergente da neurociência chamada "conectomia", que busca mapear as conexões do cérebro. Ao poderem mapear essas conexões, cientistas esperam entender como pensamentos e percepções são gerados e como essas funções deixam de operar e resultam em doenças como Alzheimer e derrames.

"Estamos começando a desvendar a complexidade do cérebro", afirmou Tom Mrsic-Flogel, que liderou o estudo. "Quando compreendermos a função e a conectividade das células nervosas nas diferentes camadas do cérebro, podemos começar a desenvolver uma simulação computadorizada de como esse notável órgão funciona", explicou.

Mas ele disse que ainda levará muitos anos de trabalho científico e grande poder de processamento antes que isso possa ser feito.



0 comentários: