Related Posts with Thumbnails

6 de abril de 2011

Camada de ozônio tem buraco recorde

Foi registrada redução de 40% durante o inverno no hemisfério Norte

Washington, EUA. O buraco na camada de ozônio acima do Ártico chegou a nível recorde segundo informações da Organização Meteorológica Mundial divulgadas ontem. A diminuição na camada acima da área chegou a 40% durante o inverno no hemisfério Norte. O recorde anterior era de 30%.

Para a OMM, substâncias que destroem a camada de ozônio continuam a ser emitidas, como os clorofluorcarbonetos (CFCs) - lançados na atmosfera por extintores de incêndio, sprays e refrigeradores. Apesar de recorde, o número já era esperado pelos especialistas do órgão ligado às Nações Unidas (ONU).

A perda de ozônio na atmosfera também acontece sobre a região da Antártida. Mas, segundo a OMM, os danos na região polar do hemisfério sul estão diminuindo com o tempo, com a recuperação da camada no local.

A camada protege a superfície terrestre da exposição exagerada a raios ultravioletas, que podem causar câncer na pele, cataratas nos olhos e comprometer o sistema de defesa do corpo de humanos. Os danos também atingem outros animais e plantações.



1 comentários:

Marcos Mariano disse...

Cara eu fico preocupado quando leio essas noticias, onde vamos parar