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3 de março de 2011

Peugeot 3008 é um crossover moderno

Em comum, todos os "crossovers" criados recentemente pelas montadoras servem para atender vários segmentos do mercado, por ser na realidade uma mistura de "hatch" com utilitário-esportivo e minivan.
O Peugeot 3008 é um "crossover" moderno, com visual esportivo, bom acabamento, posição de dirigir elevada e novidades, como o "Head-up display", útil, mas dispensável. 

O equipamento é uma plaquinha de acrílico transparente que passa informações ao motorista, como fossem projetadas no vidro, dispensando a necessidade de se olhar para o painel. No caso do 3008, o condutor pode conferir a velocidade instantânea, o piloto automático (cruise control) e o limitador de velocidade.

A posição de dirigir é boa e o painel envolvente remete aos carros de competição, assim como a fileira de botões no alto do console central. De acordo com a fábrica, seu Cx é de apenas 0,296.
A grande área envidraçada é outro destaque e garante excelente visibilidade. Na traseira, as lanternas com desenho triangular, elas proporcionam sinalização adequada, mas o visual é estranho. Uma questão de gosto.

O acabamento interno é bom, assim como a modularidade dos bancos. Tudo para agradar o público masculino, uma vez que sua carroceria ao estilo monovolume, geralmente atrai mais as mulheres.
Em movimento, o 3008 não têm comportamento de minivan. Com boa estabilidade e suspensão bem acertada (a parte traseira tem barra estabilizadora hidráulica, com um terceiro amortecedor central), o carro não pende nas curvas, transmitindo segurança aos ocupantes.
Segurança que é reforçada pelos freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, oito "airbags" e freio de estacionamento eletrônico, entre outros equipamentos.

Seu moderníssimo motor (desenvolvido em parceria com a BMW) é o destaque do 3008. Utilizando tecnologia de ponta, como injeção direta de gasolina a alta pressão, turbo com "intercooler", bloco de alumínio e comando de válvula variável, o motor 1.6 tem desempenho de 2.0 (156 cv e 24 mkgf de torque), mas consumo de 1.6.
O câmbio de seis marchas tem trocas rápidas e suaves. Como o torque máximo está disponível logo aos 1.400 rpm, o carro é agradável de conduzir, ganha velocidade rapidamente e faz ultrapassagens sem sustos. Os freios a disco nas 4 rodas são eficientes e seguram o Peugeot com facilidade.

Gostoso de dirigir surpreende pelo comportamento nas curvas. Parece um "hatch" firme, no chão. O ótimo conjunto mecânico é o ponto alto do 3008, pena que o motor não é flex.


Tem tudo o que se espera de um modelo do segmento, e mais oito "airbags" para segurança de seus ocupantes. Vale ressaltar que a garantia de fábrica é de três anos.



fonte: Paranaonline

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