Related Posts with Thumbnails

21 de março de 2011

O espiritismo ressuscita o verdadeiro cristianismo primitivo

Evangélicos pensam que a ressurreição é da carne

No passado, a Igreja Católica era uma religião exclusivista e ensinava que fora dela não havia salvação. Mas uma igreja seguidora do excelso Mestre é tanto mais cristã, quanto mais ela for inclusivista. Tanto isso é verdade que a Igreja acabou abandonando essa sua velha tese exclusivista. Mas, como as outras igrejas cristãs herdam geralmente os erros da Igreja Católica do passado, hoje são elas que são exclusivistas. Daí que elas condenam todas as outras religiões, abraçando de vez as artimanhas do anticristo.

Talvez alguém pense que eu seja um exclusivista religioso por defender a religião fundada por Kardec. Mas eu me tornei admirador do espiritismo, exatamente porque ele é inclusivista e por ser a religião mais bíblica e científica que conheço. Jamais o espiritismo diz que só ele salva, mas ensina que todos os espíritos, um dia, se salvarão ou se libertarão, independentemente de religião e mesmo aqueles sem religião.

Jesus, também, nunca ensinou que é por ter determinada crença que alguém se salva. E o ensino teológico de Kardec é: "Fora da caridade não há salvação". A caridade é bíblica e pode ser praticada em qualquer religião. E vamos a outro assunto bíblico. São Paulo (1 Coríntios 15:44; e 15:50) ensina que a ressurreição não é do corpo carnal, mas do corpo espiritual, isto é, o perispírito do espiritismo, que é um corpo sutil que envolve o espírito desencarnado. Também Jesus (Mateus 22:30) afirma que os ressuscitados são iguais aos anjos. Todos nós sabemos que anjos não têm corpo físico. Como já dissemos em outras matérias, atualmente o maior teólogo da Igreja Católica, o espanhol Andrés Torres Queiruga, afirma, em "Repensar a Ressurreição" (Ed. Paulinas), que a ressurreição é do espírito, desde que o mundo é mundo, e na hora da morte (Eclesiastes 12:7), inclusive a de Jesus. "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito" (Lucas 23:46). E a Igreja ensina hoje que o que ressuscita é a corporeidade, o que ela não explica bem o que é. Apenas ela ensina que é um corpo glorioso. Mas ela está agora dando uma dica: a corporeidade não tem braços, pernas, boca, olhos etc. Para os seus apóstolos e discípulos, como afirma a Bíblia, só a partir do terceiro dia, Jesus ressuscitou. Dizendo de outro modo, Jesus apareceu materializado só a partir do terceiro dia. E, por ser o perispírito materializado idêntico ao corpo físico, os primeiros cristãos pensavam que a ressurreição de Jesus fosse de seu próprio corpo que morreu na cruz.

Hoje o credo citado nas missas já trocou a expressão "ressurreição da carne" pela de "ressurreição dos mortos". Isso é uma grande evolução para a verdadeira teologia cristã bíblica. Porém, muitos dos nossos irmãos evangélicos ainda continuam pensando que a ressurreição é da carne, o que leva muitos cristãos para o ateísmo.

O espiritismo segue a Bíblia, mas não se deixando enganar pelas interpretações literais condenadas por são Paulo, nem pelas baseadas nas metáforas abusivas, também erradas. É por essas interpretações equivocadas que o cristianismo instituiu algumas doutrinas polêmicas, que por isso mesmo foram transformadas em dogmas.

O espiritismo estuda a Bíblia de modo inteligente. E, assim, ele faz ressurgir o autêntico cristianismo primitivo, já que, com sua fé raciocinada e inabalável, ele se esforça para vivenciar de fato o Evangelho do Mestre de todos os mestres!

 Escrito por: José Reis Chaves


0 comentários: