Related Posts with Thumbnails

3 de fevereiro de 2011

Palmilhas ortopédicas não corrigem problemas posturais

Especialistas divergem sobre os efeitos do acessório para os pés

NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. Por mais de 30 anos, Benno M. Nigg, professor de biomecânica, questionou como aquelas palmilhas ortopédicas que muitos atletas usam para tentar evitar lesões afetam o movimento, a tensão nas articulações e as atividades musculares.
Tanto que ele se tornou um dos principais pesquisadores mundiais das órteses.

Nigg investigou se as palmilhas ajudam ou atrapalham os atletas que as usam. A grande indústria ortopédica - desde as palmilhas personalizadas, que custam centenas de reais, até aquelas vendidas nos balcões de qualquer farmácia - é baseada na ciência ou no pensamento positivo?

O que ele descobriu não é muito tranquilizador: as palmilhas e órteses podem ser úteis como uma solução de curto prazo, evitando lesões em alguns atletas, mas não se sabe ao certo como fabricar palmilhas que funcionem. A ideia de que elas deveriam corrigir problemas mecânicos e de alinhamento não se sustenta, segundo Nigg, codiretor do Laboratório de Desempenho Humano da Universidade de Calgary, no Canadá.

POLÊMICA. Joseph Hamill, professor de cinesiologia e diretor do laboratório de biomecânica da universidade e estudioso de biomecânica dos membros inferiores na Universidade de Massachusetts, concorda. "Encontramos muitos resultados iguais" nas pesquisas, disse Hamill, "Acho que o principal é que, como biomecânicos, realmente não sabemos como as órteses funcionam", acrescenta.

Os ortopedistas dizem que a afirmação de Nigg não leva em conta os benefícios percebidos pelos pacientes deles.

A principal medida do sucesso, segundo Jeffrrey P. Wensman, diretor de serviços clínicos e técnicos do Centro de Órteses e Próteses da Universidade de Michigan, é que os pacientes se sentem melhor. "A grande maioria de nossos pacientes está mais feliz com as palmilhas inseridas em calçados do que sem", disse.

Seamus Kennedy, presidente dos Laboratórios Hersco, na cidade de Nova York, ponderou que, embora se saiba por meio de publicações que as órteses possam tratar e evitar problemas mecanicamente induzidos nos pés, escolher o tipo certo exige dos clientes um grande cuidado.

1 comentários:

Michelle S Lima disse...

Palmilhas podem até diminuir a pressão sobre a região dolorosa, melhorar o posicionamento do pé, porém para a correção (quando possível)de problemas posturais, entram exercícios específicos que são orientados por um fisioterapeuta. O melhor é procurar a avaliação de um ortopedista e se necessário fazer a fisioterapia. Abraço