Related Posts with Thumbnails

7 de fevereiro de 2011

Fazer xixi na medida certa ajuda a manter o corpo saudável

Problemas relacionados ao trato urinário - como infecções, doenças e obstruções - geralmente apresentam sintomas somente quando já estão em fase avançada. Por isso, ficar atento à quantidade de urina que se está produzindo é importante para evitar que a doença alcance o estágio crônico. A orientação é de José Rubens Nascimento, nefrologista do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Como saber, então, se você está fazendo xixi demais ou de menos? "Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros", afirma o médico. "Se o paciente elimina mais de dois litros de urina por dia, é necessário checar se ele não está ingerindo muito líquido ou se está fazendo uso de diuréticos", explica.

De acordo com ele, analisar a frequência, o volume e a cor da urina do paciente pode levar a diagnósticos que incluem desde infecção e pedras nos rins, até a presença de tumores e a falência dos rins.

Avaliação. O médico explica que "uma avaliação mais criteriosa do paciente contribuirá para um diagnóstico preciso". "Há pacientes com doença renal crônica, por exemplo, que apresentam sintomas não-específicos, como perda de apetite, cansaço, náuseas e até mesmo coceira generalizada. Outros sintomas já são mais assertivos, como dor nos flancos e inchaço das pernas e pés", diz. Nascimento salienta que, na presença desses sinais, é sempre bom procurar um especialista.


0 comentários: