Related Posts with Thumbnails

10 de fevereiro de 2011

Defeito no cromossomo explica sonambulismo

Descoberta pode abrir caminho para um possível tratamento


 Cientistas norte-americanos dizem ter descoberto que uma alteração cromossômica é responsável pelo sonambulismo.

Pesquisadores da Washington University School of Medicine afirmam que, para sofrer de sonambulismo, basta que a pessoa carregue uma cópia do DNA defeituoso. Se uma pessoa possui o gene, a probabilidade de que ela o passe adiante é de 50%.

Para chegar à conclusão, os geneticistas estudaram quatro gerações de uma família de sonâmbulos - com 22 sonâmbulos - e encontraram uma mutação em uma seção do cromossomo 20.

Os cientistas ainda não identificaram exatamente o gene ou genes envolvidos.Eles suspeitam de que seja o gene responsável pela enzima conhecida como adenosina deaminase, associada à fase do sono em que ocorre o sonambulismo.

A equipe acredita que a descoberta vai trazer tratamentos melhores para a condição, que afeta até 10% das crianças e um em cada 50 adultos.

Na maioria dos casos, o sonambulismo passa com a idade. Mas casos mais extremos podem ser problemáticos e até perigosos, particularmente quando a condição persiste até a idade adulta. Algumas pessoas são mais suscetíveis e fatores como cansaço e estresse podem desencadear surtos.


0 comentários: