Related Posts with Thumbnails

20 de janeiro de 2011

Sálvia é cada vez mais usada por seu efeito alucinógeno

Miley Cyrus. Imagens de ex-estrela do seriado "Hannah Montana"
Em alguns Estados norte-americanos, erva é permitida só para maiores

NOVA YORK, EUA. No fim de 2010, algumas semanas após Miley Cyrus fazer 18 anos (em 23 de novembro), surgiu um vídeo na internet mostrando a atriz e cantora pop celebrando sua maioridade com risos incontroláveis, fala embolada e um bongo grande. Não havia maconha ou haxixe no cachimbo, explicou a queridinha da Disney. Segundo ela, o conteúdo do bongo era sálvia divinorum, alucinógeno potente que os adultos podem usar legalmente na Califórnia.

A polêmica envolvendo Miley, ex-estrela infantil do seriado "Hannah Montana", provocou um novo interesse nessa erva mexicana psicoativa. As buscas por "sálvia" no Google dos Estados Unidos aumentaram 600% nos dias seguintes à divulgação do vídeo, o Twitter foi inundado por termos relacionados ao tema e o programa "Saturday Night Live" fez gozação com a situação.

Embora a sálvia não fosse tão divulgada, a erva agora tem o endosso de uma celebridade. Desde o vazamento do vídeo, o Black Myst Smoke Shop, loja de Los Angeles que vende a droga legalmente por US$ 10 a US$ 60 o grama, percebeu um aumento no negócio. "Costumávamos vender um ou dois gramas por dia", disse Steve Kinsman, empregado da loja. "Agora são dez ou 15 gramas. Tem um monte de jovem vindo aqui, e até um quarentão assustador, que, obviamente, é fã da Miley".

Origem. Conhecida como erva da longevidade e associada à boa saúde, a Salvia divinorum - nome que significa "erva divina" - antigamente era propriedade dos xamãs mazatecas de Oaxaca, México. Nas últimas décadas, porém, a sálvia deixou de ser uma novidade alucinógena para se tornar uma droga bem conhecida. A evidência da sua popularidade está online. Uma busca no YouTube por "sálvia" revela milhares de clipes mostrando jovens dando risadas
descontroladas, gemendo e tropeçando sob influência da erva. "Após dois ou três tragos, saí cuspindo para todo lado e depois tossindo, rindo e babando", disse Lee, 22, morador do Brooklyn que experimentou a droga enquanto frequentava a universidade e pediu que seu primeiro nome não fosse revelado. "Comecei a gritar palavras aleatórias, aí minhas pernas bambearam e eu caí no chão", contou.

Apesar de a euforia intensa de 15 minutos após o uso da sálvia ser normalmente descrita como "coisa de outro mundo", essa não é uma experiência que todo mundo gosta de repetir. Vários Estados norte-americanos baniram a erva devido aos seus efeitos psicoativos. Outros estabeleceram limites sobre o porte e o consumo. Enquanto isso, a Administração de Combate às Drogas considera a sálvia uma "droga preocupante", e não apenas uma substância controlada. "Só porque algo não é controlado pela lei federal não quer dizer que é inteligente ingerir ou fumar essa substância", disse Rusty Payne, porta-voz da administração. "Essa erva tem efeitos alucinógenos, e isso nunca é bom", justifica.

A atenção dada à sálvia serviu de munição para aqueles que insistem que a erva é uma ameaça pública. "De um jeito estranho, esse problema com a Miley Cyrus ajudou a destacar algumas das questões de saúde", disse o senador nova-iorquino John J. Flanagan. Ele planeja reintroduzir um projeto de lei para tornar a sálvia ilegal no Estado de Nova York.




0 comentários: