Related Posts with Thumbnails

4 de janeiro de 2011

Primeiro curso superior de teologia espírita no Brasil começa em 2011

Allan Kardec, codificador da doutrina espírita.
Faculdade de Curitiba vai formar bacharéis e pesquisadores do espiritismo
O codificador da doutrina espírita, o francês Alan Kardec não poderia imaginar (ou poderia?), há um século e meio, que o seu legado ganharia status de curso superior com direito a diploma, beca e formatura. Pois ainda neste ano terá início a primeira turma do curso de teologia espírita da Faculdade Doutor Leocádio José Correia, em Curitiba, no Paraná.

"A ideia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do espiritismo", diz Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso, que terá duração de quatro anos.


Para frequentarem as aulas, os candidatos vão passar por um vestibular que inclui, além de provas de conhecimento geral, uma entrevista com especialistas."É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa", explica Cruz. Entretanto, ao ser procurada pela reportagem, a faculdade não informou quantos candidatos se inscreveram para o vestibular.


Teorias. As bases da doutrina espírita são a crença em um Deus único, criador do universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre por meio de várias encarnações.


Um dos objetivos do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica e científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas. Assim, o curso pretende dar respostas para as questões existenciais que acompanham o homem através dos tempos: quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui?

Discordância

A criação do curso de teologia espírita tem gerado algumas discordâncias. "Falar em reconceituar o espiritismo é, na pior das hipóteses, considerar que tudo aquilo que aprendemos, sentimos e aplicamos no tríplice aspecto da revelação  ciência, filosofia e religião  encontra-se ultrapassado e desatualizado merecendo, pois, ser repensado, reescrito e reestudado", pondera Gerson Simões Monteiro, vice-presidente da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso.


Segundo o espírita, os responsáveis pelo curso se esquecem de que os ensinamentos doutrinários, base do espiritismo, "não se encontram assentados sobre dogmas ou pontos irreversíveis que fazem hoje grande número de incrédulos". "Ao contrário, a verdade espírita solidificou-se e perpetuou-se sobre a fé raciocinada, que se apoia sobre fatos e lógica, não deixando atrás de si qualquer obscuridade", diz o religioso.


Simões teme que o curso seja objeto de profissionalização. "O estudo acadêmico implica necessariamente em remuneração pecuniária, o que levaria o espiritismo a incorrer no mesmo erro cometido pelas religiões formalistas".

Defesa
Crença. Os espíritas acreditam que a
prática doutrinária
não pode e nem deve romper a simplicidade recomendada por
Jesus de "dar de graça
o que de graça recebemos".


0 comentários: