Related Posts with Thumbnails

21 de janeiro de 2011

Por bobagens, casais discutem em média312 vezes a cada ano

Elas se frustram mais, mas eles se separam mais por motivos banais


LONDRES, REINO UNIDO. Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha com 3.000 pessoas, homens e mulheres, indicou que os casais brigam, em média, 312 vezes por ano. As discussões duram em média dez minutos e acontecem principalmente por volta das 20 horas das quintas-feiras - dia mais estressante para a vida conjugal.

O levantamento, encomendado por um varejista online de artigos e peças para banheiros, sugeriu que a esmagadora maioria das brigas se origina de motivos banais, como deixar pelos na pia, entupir o ralo do chuveiro com cabelo e mudar os canais de TV com frequência.

"Todos os casais brigam, mas constatar o quanto eles discutem por causa de coisas simples, como as tarefas domésticas, nos faz abrir os olhos. O tempo desperdiçado é impressionante", disse o porta-voz Nick Elson sobre a pesquisa. "Parece muito tempo perdido em bate-bocas, independentemente de quão irritante sejam os hábitos", completa.

Deixar as luzes da casa acesas ou as toalhas molhadas em cima da cama, acumular objetos inúteis, não lavar a louça da pia e não recolher as xícaras espalhadas pela casa após o chá ou o café também são razões citadas por ambos os sexos para as brigas. Oito de cada dez entre os 3.000 adultos britânicos pesquisados disseram ser obrigados a limpar, constantemente, a sujeira do outro.


As razões dadas por homens e mulheres refletem algumas já conhecidas e proclamadas diferenças no comportamento dos sexos. A pesquisa observou que um dos pontos de conflitos domésticos entre homens e mulheres é a limpeza da casa, principalmente do banheiro e da cozinha. Por um lado, os homens são mais relaxados. Por outro, as mulheres, geralmente, são menos tolerantes.

Elas reclamam pelo fato de os parceiros não substituírem o papel higiênico nem abaixarem a tampa do aparelho sanitário.

Eles ficam nervosos quando as parceiras demoram demais para ficar prontas na hora de sair, entopem a pia ou o chuveiro com fios de cabelo, reclamam que eles não fazem nada certo e se queixam sobre as tarefas domésticas.


E, se a pesquisa indicou que as mulheres ficam mais frustradas com os hábitos dos parceiros, são eles que mais enxergam motivos para uma separação nas razões banais.

Um quinto dos homens entrevistados pela pesquisa admitiu considerar a opção do divórcio em consequência das dificuldades de convivência diária. Para as mulheres, essas brigas fazem parte do cotidiano da vida a dois.

Dicas
Como evitar que brigas envenenem a relação

Muitas vezes, os diálogos entre o casal são transformadas em trocas de ofensas. Para evitar desgastes, terapeutas de casais aconselham: após três minutos de conversa, se um dos dois companheiros identificar que a discussão foi transformada em agressão verbal, o ideal é interromper sutilmente essa situação desagradável.

Até a situação voltar ao normal, o ideal é não ficar no mesmo ambiente que o companheiro. A conversa deve ser retomada somente depois que ambos tenham se acalmado.

Não é produtivo adiar discussões importantes sobre o relacionamento. Quanto mais tarde um problema da relação for abordado, mais chances de alimentar o ressentimento e de a discussão já começar agressivamente.

Cada um deve argumentar sobre o próprio ponto de vista de forma cuidadosa, sem gritar ou mesmo alterar o tom de voz. É melhor expor críticas sem sarcasmo e menosprezo.


0 comentários: