Related Posts with Thumbnails

13 de janeiro de 2011

Moto de três rodas em linha impressiona


Julien Rondino, um "designer" apaixonado pelo mundo motorizado, desenvolveu uma moto de três rodas em linha. Este é um dos projetos que mais impressionou aqueles que gostam de motos nos últimos tempos.

O funcionamento desta nova moto é complexo, tendo como grande vantagem o aumento em 50% do contacto com o asfalto, sem perder, segundo o seu idealizador, a agilidade que se pretende de uma moto, que a roda dianteira e a de tração (a do meio) estão muito próximas.

O sistema funciona com base no motor de uma KTM Superduke, unidade que foi montada de forma invertida para ocupar menos espaço na zona traseira e poder ter a roda mais próxima da dianteira.

A roda da frente é a direcional, possuindo no seu centro um sistema de direção com funcionamento semelhante ao utilizado na Tesi da Bimota ou na GTS da Yamaha.

A roda central é a que tem a função de tração, passando a energia do motor ao solo. A roda traseira tem apenas a função de dar maior estabilidade ao conjunto, garantindo o contacto extra com a estrada. Esta é também uma roda direcional, mas que não se encontra ligada à direção.

Em vez disso o sistema segue a tendência natural do movimento da moto, com um amortecedor para suavizar a sua ação. Nesta moto todas as rodas possuem suspensão independente, garantindo um perfeito funcionamento do conjunto.

fonte:Paranaonline

0 comentários: