Related Posts with Thumbnails

5 de janeiro de 2011

Dormir com a luz acesa pode causar obesidade, diz estudo

Pesquisa dos EUA e de Israel associa a perturbação do ciclo diário ao sobrepeso

Nova York, EUA. Dormir com a luz acesa engorda, segundo estudo da Ohio State University em colaboração com o professor israelense Abraham Haim, da Universidade de Haifa.

"Nós já descobrimos que existe uma relação entre a exposição à luz artificial e o câncer. Agora, estamos encontrando outros efeitos negativos decorrentes dessa exposição, como a obesidade", diz Haim, que coordena o Centro Interdisciplinar de Investigação Cronobiológica da Universidade de Haifa.

Até agora, fatores como maus hábitos alimentares e atividade física explicavam o fenômeno crescente da obesidade em todo o mundo. Mas os pesquisadores encontraram uma ligação entre o ganho de peso e o que eles chamam de perturbação dos ciclos circadianos da pessoa. Ciclos cirdadianos são processos cíclicos que ocorrem no organismo todos os dias às mesmas horas, regulados pelo relógio biológico.

Segundo o professor Haim, uma vez que a exposição à luz artificial durante a noite anula o tempo de ajuste natural à luz do sol, a exposição contínua do organismo a altos níveis de luz afeta o relógio biológico, causando danos à regulação circadiana das células, tecidos, órgãos e sistemas.


0 comentários: