Related Posts with Thumbnails

11 de janeiro de 2011

Comer distraidamente reduz a saciedade e aumenta a fome

Quem se concentra durante a refeição ingere menos alimento

Londres, Reino Unido. Checar e-mails enquanto almoça? Comer assistindo à televisão? Você pode acabar comendo mais do que imagina.

Pesquisadores britânicos fizeram com que 22 voluntários comessem uma refeição ao mesmo tempo em que jogavam paciência no computador, enquanto outras 22 pessoas comiam a mesma refeição no mesmo período de tempo, mas sem estar distraídas. Eles disseram aos participantes que se tratava de um teste sobre os efeitos da comida na memória, mas, na verdade, estavam analisando o índice de satisfação das pessoas após uma refeição, quanto elas comiam num "teste de gosto" 30 minutos depois e com que sucesso conseguiam se lembrar do que comeram.


As pessoas que comiam distraídas não apenas foram as piores em se lembrar do que tinham consumido, mas também se sentiram significativamente menos satisfeitas depois do almoço, mesmo após os pesquisadores controlarem fatores como peso e altura. Nas sessões de teste de gosto, meia hora depois, eles comeram cerca de duas vezes mais biscoitos do que os que tinham almoçado mais concentrados. "Se for possível evitar comer diante de uma tela de computador ou qualquer outra atividade que o distraia, isso pode moderar a tendência a lanchar mais tarde no dia", disse o autor do estudo, Jeffrey Brunstrom, pesquisador da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Os resultados foram publicados online no "American Journal of Clinical Nutrition".

Atenção desempenha papel no tamanho do prato de comida

Londres, reino unido.A pesquisa desenvolvida na Unidade de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Psicologia Experimental, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, concluiu ainda que o problema em se distrair, durante a refeição reside em não relembrar o que comemos.


"A memória desempenha um papel importante em regular o consumo de alimentos, e a distração durante a alimentação causa perturbações nesse sentido", disse o psicólogo Jeffrey Brunstrom, autor do estudo. "Esse trabalho adiciona a evidência de que a cognição, memória e atenção, em particular, desempenham um papel no apetite e no tamanho da refeição em seres humanos", concluiu.

Flash
Resumo. Beliscar salgadinhos jogando no computador pode levar à ingestão contínua de maior quantidade de alimentos e ao ganho de peso a longo prazo.

0 comentários: