Related Posts with Thumbnails

27 de janeiro de 2011

Cientistas acompanham urso polar à procura de gelo no mar durante 9 dias

Animais nadam distâncias cada vez maiores por sobrevivência

Nova York, EUA. Um urso polar nadou continuamente por nove dias, cobrindo uma distância de 687 quilômetros, em busca de gelo, segundo identificou uma pesquisa de zoólogos americanos. Os pesquisadores, que estudavam os ursos polares no entorno do mar de Beaufort, no norte do Alasca, afirmam que o feito pode ser um resultado do degelo provocado pelas mudanças climáticas.

Os ursos polares sãoconhecidos por nadar entre terra e icebergs para caçar focas. Mas os pesquisadores dizem que o crescente degelo nos polos está levando os animais a nadar distâncias cada vez maiores, arriscando as suas próprias saúdes e as das futuras gerações.

No estudo, publicado na última edição da revista especializada "Polar Biology", os pesquisadores da agência geológica americana (USGS, na sigla em inglês) revelam a primeira evidência concreta de que ursos polares estão nadando distâncias cada vez maiores.

Essa foi a primeira vez que a viagem completa de um urso polar foi seguida. Com a ajuda de um colar com um rastreador instalado na fêmea de urso, os pesquisadores foram capazes de acompanhar com precisão seus movimentos, conforme o animal buscava locais para caçar.


0 comentários: