Related Posts with Thumbnails

20 de dezembro de 2010

Higiene dos olhos dos bebês exige atenção

A higiene dos olhos dos bebês deve ser feita com muita atenção durante os primeiros dias e meses de vida.

A afirmação é do oftalmologista Marcus Sáfady. Segundo o especialista, os olhos dos "pequeninos" são muito sensíveis e requerem cuidados logo após o nascimento.

Neste momento, é importante a realização da prevenção da conjuntivite neonatal. Como são bem delicados, muitas vezes, mães e pais ficam com medo de limpar os olhos do bebê. No entanto, Sáfady alerta que a falta de higiene pode levar a infecções, como conjuntivites neonatais -causadas pela entrada de sangue ou outros líquidos nos olhos do bebê durante o parto. Os sintomas são pálpebras grudadas ao acordar e pus no canto interno dos olhos.

A limpeza dos olhos deve ser feita nos primeiros dias de vida, utilizando uma compressa esterilizada de soro fisiológico, uma para cada olho. O movimento de lavagem deve ser no sentido de dentro para fora, ou seja, do canto do nasal para a orelha, num movimento único. Devem-se lavar os olhos do canto externo para o canto interno e massagear ligeiramente no canto, ajudando a desenvolver o canal lacrimal.

fonte:paranaonline

0 comentários: