Related Posts with Thumbnails

21 de dezembro de 2010

Deus, deuses, espíritos, Espírito Santo, anjos demônios

Deus jamais se manifestou diretamente nas Escrituras!

É grande a confusão que se faz entre o Espírito de Deus, deuses, espíritos, o Espírito Santo, os demônios e os anjos.

Muitos teólogos católicos e protestantes sempre questionaram a existência do diabo e dos demônios. A culpa disso se deve aos erros dos primeiros intérpretes bíblicos. Eis alguns desses teólogos famosos: Herbert Haag, professor da Universidade de Tubingen, B. Van Jersel, A. R. Bastiaensen, J. Quinlan, P. Pschoonenberg, Henry sgar Kelly, Walter Kasper e outros, os quais participaram da Revisão do Concílio nº 3 de 1975 ("Aprendendo a Lidar com o Diabo", Frei Elias Vella, Palavra & Prece Editora, página 27, São Paulo, SP).

O autor é exorcista carismático e professor de teologia dogmática em Malta. Ele ainda está preso às teologias dogmáticas, que, cada vez mais, vão ficando superadas. E ele está contra a cúpula conciliar da teologia da própria Igreja. Troquemos a fé dogmática pelo conhecimento. "Conhecereis a verdade e ela vos libertará".

Frei Vella diz algumas verdades, mas comete erros. Ele, citando a bula "Summis Desiderantes Affectibus", de 1484, de Inocêncio VII, confunde o espiritismo com ocultismo e magia, quando a doutrina espírita não é nada disso. E é nisso que está o cerne dos seus outros equívocos. O demonólogo Corrado Balducci parece ser meio irônico com relação ao Espírito Santo e ao diabo. Segundo ele, pelos textos da Bíblia e o ensinamento da própria Igreja, é mais fácil provar a existência do diabo do que a do Espírito Santo, porque os diabos são muitos!

O que os teólogos têm que entender é que o que eles chamam de demônios não são diabos e que demônios e anjos são os próprios espíritos humanos. Não sou dono da verdade, mas, como estudante para padre redentorista, conheço os dois lados da moeda, ou seja, o das igrejas cristãs e o do cristianismo espírita somado ao da visão universal das outras religiões sobre os demônios e anjos. Aliás, existem também anjos maus! E, nos originais em grego dos Evangelhos, "daimones" (demônios) são espíritos humanos. Também nos dicionários demônios são gênios ou almas humanas. Assim, não adianta os teólogos quererem ignorar essa verdade espírita e universal. "Nada ficará oculto!"

Agora, não confundamos conhaque de alcatrão com catraca de canhão. Diabo, satanás, satã etc não são espíritos, mas "diabolos" nos originais evangélicos em grego, que quer dizer adversário, isto é, adversário dos espíritos que somos. Trata-se, pois, dos pecados: egoísmo, inveja, orgulho etc. Quando alguém peca, ele cria, pois, um diabo, que é um adversário ou inimigo dele, que não é, portanto, demônio ou espírito humano. Por isso, Jesus nunca tirou satanás ou diabo de ninguém, mas demônios ou espíritos humanos impuros ou ainda não purificados pelo purgatório católico, que é aqui mesmo. "Aqui se faz, aqui se paga".

Diz-se que toda verdade é um paradoxo. Se o Espírito Santo, pela Bíblia e o espiritismo, não pelo dogma, é o conjunto dos espíritos humanos, e os demônios são espíritos humanos, logo, o Espírito Santo é também o conjunto dos demônios. E não estranhemos isso, pois lúcifer (porta-luz), que é chamado de chefe dos anjos rebeldes, pode ser atribuído com mais razão a Jesus Cristo, que é o verdadeiro porta-luz! E na Bíblia, deuses são também espíritos humanos, ou seja, demônios.

Um dos grandes erros dos teólogos foi confundirem a manifestação de espíritos humanos (deuses ou demônios) na Bíblia com a do próprio Deus (teofania), quando jamais Deus se manifestou diretamente nas Escrituras!


Escrito por:José Reis Chaves

0 comentários: