Related Posts with Thumbnails

22 de dezembro de 2010

Commodore 64 vira nettop retrô



O Commodore 64 foi o protagonista da mesa dos primeiros entusiastas da computação pessoal. A máquina foi lançada em 1982 com um processador de 1 MHz e memória RAM de 64 KB — e contavam vantagem com essa capacidade, como é possível ver neste vídeo.


Felizmente esse tempo passou e a fabricante acaba de relançar o PC, mas com uma configuração muito mais robusta que a primeira.
O Commodore 64x é um nettop no corpo do antigo computador. Ele tem toda a cara do primeiro Commodore, mas as diferenças começam no processador, um Intel Atom D525. Ele tem clock de 1,8 GHz – ou seja, uma velocidade 1.800 vezes maior que a da CPU de 1982.
A memória, é claro, também melhorou. Passou para uma DDR2 de 4 GB. O minidesktop tem a GPU Nvidia Ion 2, com 512 MB de memória dedicada e suporte a DirectX 10. A placa de vídeo permite entrada HDMI 1.3. Outras conexões são DVI-D e uma VGA para vídeo, quatro USB 2.0, uma Gigabit Ethernet, uma serial, uma S/PDIF e, finalmente, uma entrada de energia elétrica.

Embora já se saiba muito sobre o que o nettop retrô pode fazer, o preço ainda é uma incerteza. O site da Commodore anuncia o produto, mas o botão para venda está desabilitado. Aliás, visitar o site pode sanar um pouco a nostalgia caso você tenha vontade de comprar o computador. Ele é todo ambientado na identidade dos primeiros produtos da fabricante.


0 comentários: