Related Posts with Thumbnails

25 de novembro de 2010

Um alarme contra o sono na direção

Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado. Para evitar o último caso, já há várias recomendações, alertas e até leis pelo mundo. Para o primeiro, uma empresa criou o Anti Sleep Pilot (ASP), um gadget que promete deixar o motorista acordado.

O aparelho é um pequeno cilindro preso ao console do carro. Ele tem vários sensores para identificar o estado do veículo e do motorista. Um acelerômetro confere o movimento do carro, calculando a trajetória na pista, por exemplo. Um relógio de alta precisão mede o tempo de resposta do motorista. Um sensor de luz adapta a iluminação do carro de acordo com o horário e um sensor de toque interage com o motorista.

Um LED indica ao motorista o nível de seu cansaço, baseado em todos os dados coletados pelos sensores. Ele começa no amarelo, que é um nível baixo. O seguinte é o laranja. Nesse estágio, o ASP realiza testes com o motorista, como a emissão de sons desativados por um toque no aparelho. A próxima cor é o vermelho, que mostra ao motorista que ele precisa descansar pelo menos dez minutos. Caso isso seja feito, o gadget emite a cor verde.

O ASP funciona com bateria e ele só liga quando está preso à dock, que é fixada no console. Ele ainda não está à venda no Brasil, mas no site do aparelho é possível entrar em contato com o fabricante e fazer uma compra específica.

fonte:Infoabril

0 comentários: