Related Posts with Thumbnails

19 de novembro de 2010

Homens preferem rosto bonito a corpo atraente para se casar

Já as mulheres não fazem distinção entre corpo e face em suas escolhas
NOVA YORK, EUA. Mulheres, se vocês estiverem procurando um relacionamento de longo prazo, não se preocupem com aqueles últimos cinco quilos que você ganhou. Segundo um novo estudo, quando estão procurando um relacionamento sério de longo prazo, os homens se preocupam mais com o rosto de uma mulher do que com o corpo dela. A pesquisa "More Than Just a Pretty Face: Men’s Priority Shifts Toward Bodily Attractivenesse in Short-Term Versus Long-Term Mating Contexts" ("Mais do que Apenas um Rostinho Bonito: A Prioridade dos Homens muda para a Atração Corporal nos Contextos dos Relacionamentos de Curto Prazo versus Longo Prazo") foi publicada na revista "Evolução e Comportamento Humano".

Para determinar como homens e mulheres classificam a importância do rosto em relação ao corpo, os autores - o professor de psicologia David Buss e as graduandas em psicologia Jaime Confer e Carin Perilloux, da Universidade do Texas - mostraram a 375 universitários heterossexuais a imagem de uma pessoa com cabeça e corpo cobertos. Eles então pediram a alguns dos voluntários para considerarem a pessoa mostrada na foto como um namorado em potencial para um relacionamento de longo prazo. Outros voluntários deveriam considerar a pessoa para um relacionamento de curto prazo. Os participantes então tinham a opção de olhar para a cabeça ou o corpo, mas não para os dois. Depois, os voluntários deveriam classificar o nível de importância do rosto ou corpo, dependendo da parte que eles escolheram para ser revelada.

As mulheres trataram os corpos e os rostos de forma semelhante, independentemente do interesse de curto ou longo prazo. Os homens, porém, fizeram uma distinção entre o rosto e o corpo, dependendo da sua intenção. Entre os participantes do sexo masculino, apenas 25% dos que foram solicitados a considerar a pessoa como uma parceira de longo prazo escolheram o corpo. No caso de um relacionamento de curto prazo, 51% dos homens escolheram o corpo.

Significado. Segundo os autores da pesquisa, o rosto e o corpo de uma mulher significam coisas diferentes. As características faciais são sinais de juventude e saúde. Características como olhos grandes, por exemplo, são femininas porque "eles são sensíveis ao aumento nos níveis de estrogênio que acompanham a puberdade e persistem durante todo o tempo de vida reprodutivo da mulher". Isso indicaria um valor reprodutivo de longo prazo, ou seja, apontaria o tempo que a mulher ainda tem de vida fértil.

Enquanto isso, o corpo significa fertilidade no tempo atual. Uma mulher jovem e grávida, por exemplo, teria um valor reprodutivo alto, mas teria zero de potencial fértil atual - pois ela claramente está em um relacionamento. A teoria da psicologia evolucionária afirma que, em uma parceira de curto prazo, os homens dão mais valor à fertilidade atual (corpo), enquanto em uma parceira de longo prazo eles buscam um maior valor reprodutivo (rosto).

Mas, além disso, o rosto bonito tem um toque a mais. "O rosto é um significante de emoção e caráter", disse Roy F. Baumeister, autor do livro "Is There Anything Good About Men?" ("Existe Algo de Bom nos Homens?"). "Os homens que querem um relacionamento de longo prazo não estão interessados apenas no valor reprodutivo; eles também estão buscando intimidade emocional".


Metodologia
Autores reconhecem "vacilo"

NOVA YORK. O estudo dos pesquisadores norte-americanos, que afirma que os homens preferem um rostinho bonito em vez de um corpão quando é para um relacionamento sério, não é perfeito. Os próprios pesquisadores reconhecem que também poderiam ter sido analisadas outras variantes, como entrevistas sobre as escolhas dos participantes.

"Uma das maiores limitações é que não perguntamos aos participantes por que eles escolheram o rosto ou o corpo", disse a pesquisadora Jaime Confer. "Presumimos que eles estavam olhando só para avaliar a atratividade, mas pode ser que eles estivessem observando muitas outras coisas  tipo de personalidade, ou se havia uma química entre eles. Nem pensamos nisso depois  foi um vacilo nosso".

0 comentários: