Related Posts with Thumbnails

18 de novembro de 2010

Audi A1 tem charme, modernidade e inovação

Durante a cobertura do 26º Salão do Automóvel de São Paulo, o Jornal do Automóvel aproveitou uma folga para fazer um rápido "test-drive" no Audi A1 pelas adjacências do Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Foram poucos quilômetros estabelecidos pela Audi, mas o bastante para sentir a agilidade do "carrinho" no trânsito urbano, que tem atrativos de sobra para cair no gosto de abastados jovens brasileiros.

Ao vivo, o Audi A1 é menor do que imaginávamos. Com "design" moderno, o habitáculo é construído com materiais de boa qualidade, e os bancos dianteiros agarram bem o corpo em curvas sem deixar de serem confortáveis.
O espaço para pernas no assento traseiro, todavia, é limitado. Tudo bem que espaço traseiro não é atributo de qualquer subcompacto, mas o A1 poderia ser um pouquinho maior.

Seu "design" chama a atenção, assim como o ótimo acabamento interno, que oferece painel emborrachado e volante com borboletas para trocas de marchas, entre outros mimos. No geral, ele é mais sóbrio que o seu principal concorrente, o Mini Cooper.

Mas está longe de ser sem-graça. Ele é firme como todo carro esportivo deveria ser.
Tem direção precisa e suspensão bem calibrada, fazendo das curvas, uma diversão a mais ao guiá-lo. Para quem acha um motor 1.4 muito pouco para um esportivo, saiba que ele se passaria perfeitamente por um veículo 1.8 ou até mesmo de cilindrada maior sem nenhuma dificuldade. De acordo com a Audi, o A1 sai da inércia e chega aos 100 km/h em apenas 9,1 segundos.

O ponto alto, porém, é a agilidade. Equipado com o motor 1.4 TFSI "turbocharger" de 122 cv e câmbio S-Tronic (de dupla embreagem - uma para as marchas pares e outra para as ímpares), ele mostra muita disposição quando o acelerador é pressionado.
O motor enche rápido e o câmbio de sete marchas atende prontamente, e sem trancos, ao comando do motorista.A suspensão é firme e chega a transmitir alguns solavancos em trechos mais esburacados, mas garante boa estabilidade nas curvas.

Quem dirige o Audi A1, tem a disposição tela de navegação de 6,5 polegadas com sistema interativo e opção de mapas em 3D.
Outro item que mostra que o A1 está à frente de seu tempo, é o sistema "Start/Stop", que desliga o motor em paradas mais demoradas - ligando-o automaticamente quando se retira o pé do pedal do freio - para economizar combustível.
Outra alegria que o A1 irá proporcionar ao seu proprietário é a economia de combustível.
De acordo com informações oficiais da montadora, o "hatch" chega a rodar incríveis 20 km com apenas um litro de combustível.

Mas o charme do Audi A1 está nos LEDs que cruzam a área do farol de forma moderna e elegante.
Em conjunto com as luzes traseiras, também em LED, ressaltam o bom gosto do pequeno carro, que pode ser encomendado nas concessionárias por cerca de R$ 90 mil.
Ficha técnica
MOTOR: 1,4 litro a gasolina, com quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro, injeção direta estratificada de combustível, sobrealimentado com turbocompressor; deslocamento de 1.390 cm³; sistema start/stop, que desliga o motor quando parado e o reativa com o uso do acelerador;
POTÊNCIA: 122 cavalos a 5.000 rpm;
TRANSMISSÃO: Tração dianteira; câmbio automatizado S Tronic de sete velocidades e embreagem dupla de acionamento eletroidráulico;
SUSPENSÃO: Dianteira McPherson com braços triangulares; traseira com braços interconectados e molas e amortecedores independentes ;
FREIOS E RODAS: A disco ventilados na dianteira e a disco na traseira, com antitravamento (ABS), distribuição de força de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial; rodas de 16 polegadas e pneus 215/45 R16;
DIREÇÃO: Eletroidráulica servoassistida;
DESEMPENHO: Velocidade máxima de 203 km/h e 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, segundo o fabricante;
CONSUMO: Média combinada cidade/estrada de 19 km/l;
TANQUE: 45 litros;
PORTA-MALAS: 270 litros (920 litros com rebatimento);
CARROCERIA: Em aço; tipo hatchback de duas portas mais a tampa traseira; quatro lugares a bordo;
PREÇO: R$ 90.000,00.

fonte:Paranaonline

0 comentários: