Related Posts with Thumbnails

4 de novembro de 2010

Estudo pode levar à cura dos resfriados virais

Britânicos descobrem o mecanismo de ação dos anticorpos


Londres, Reino Unido. Hoje, a medicina tem pouco a oferecer a pacientes com resfriado comum. Entretanto, cientistas britânicos dizem que uma mudança fundamental no entendimento de como o corpo combate infecções virais pode auxiliar no tratamento de doenças causadas por vírus - entre elas, o resfriado comum.

Até hoje, especialistas pensavam que os anticorpos produzidos pelo organismo combatiam infecções virais bloqueando ou atacando os vírus fora das células. No entanto, pesquisadores do Conselho de Pesquisa Médica, na Grã-Bretanha, concluíram que os anticorpos podem penetrar nas células e lutar contra os vírus uma vez lá dentro.

A descoberta pode abrir caminho para a criação de novas drogas antivirais - hoje, quando um paciente sofrendo de uma infecção viral, como um resfriado, vai a um médico, não há muito o que fazer, pois os antibióticos só são efetivos no combate a bactérias.

"Essa descoberta nos dá uma estratégia completamente nova para a criação de novos tipos de antivirais contra uma gama de vírus, como o do resfriado comum e o da gastroenterite", disse o chefe da equipe, Leo James. "Claro que ainda é muito cedo, não vamos ter uma cura amanhã", ressaltou o pesquisador.

Embora o resfriado comum não tenha cura hoje, seus sintomas costumam desaparecer espontaneamente em até dez dias.

fonte:Otempo

0 comentários: