Related Posts with Thumbnails

21 de outubro de 2010

Variação genética protege contra o alcoolismo

Descoberta nos EUA pode abrir caminho para tratamentos preventivos
Pesquisadores norte-americanos descobriram uma variação genética que protege contra o alcoolismo, abrindo potencialmente o caminho para tratamentos preventivos.
Segundo o estudo, uma variante do gene CYP2E1 está ligada à reação ao álcool e as pessoas que a possuem se embriagam com muito menos bebida que as demais. Pesquisas anteriores demonstraram que indivíduos que apresentam forte reação a pequenas quantidades de álcool têm menor propensão ao alcoolismo, mas a origem genética desta reação ainda não estava clara.
"Encontramos um gene que protege contra o alcoolismo e que tem um efeito muito forte", disse o doutor Kirk Wilhelmsen, professor de genética na Universidade da Carolina do Norte. "Mas o alcoolismo é uma doença muito complexa e há um grande número de complicadas razões pelas quais as pessoas bebem. Essa variação genética pode ser apenas uma destas razões", advertiu Wilhelmsen.
Para identificar as características genéticas do alcoolismo, o doutor Wilhelmsen e seus colegas analisaram a reação ao álcool de centenas de duplas de irmãos adultos com histórico de alcoolismo em ao menos um dos pais.
Os pesquisadores determinaram então a região do cérebro onde estariam os genes capazes de influenciar na maneira de se perceber os efeitos do álcool, e conseguiram isolar o CYP2E1.

fonte:Otempo

0 comentários: