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20 de outubro de 2010

New Fiesta, modelo da Ford para encarar Honda City e Kia Cerato

O "Novo" Fiesta mal havia chegado ao mercado quando a Ford lançou o New Fiesta. Isso mesmo. Desde o mês passado são dois Fiestas distintos nas revendas do "oval azul". O Novo é produzido em Camaçari (BA) desde 2002, foi reestilizado e lançado em abril. Já o New Fiesta chegou ao mercado europeu em 2008 e nos EUA neste ano - produzido no México -, logo se tornando um sucesso de público e crítica. Avaliamos o modelo importado e logo entendemos a razão da boa aceitação do sedã em um mercado tão exigente quanto o norte-americano.

O New Fiesta já cativa pelo desenho, que tem as linhas ousadas do design Kinetic, a atual tendência de estilo da marca. Elas tentam transmitir sensação de movimento, graças às suas linhas fluidas, que dão impressão de rapidez e agilidade ao modelo. Na parte dianteira o destaque é o aspecto bojudo do para-choque. Os vincos bem marcados no capô acompanham o desenho dos faróis alongados e angulosos, uma das marcas mais expressivas do conceito de design da Ford. A traseira curta confere esportividade ao sedã.

Motor. Mecanicamente, o New Fiesta é equipado com o motor Sigma 1.6 16V. Moderno, ele é produzido em Taubaté (SP) e também está disponível no Focus. Ele produz 110 cv de potência com gasolina a 5.500 rpm e 115 cv aos 6.250 mil rpm com etanol. O torque máximo de 15/15,7 kgfm, disponível integralmente aos 4.250 giros, com os mesmos combustíveis respectivamente.

O New Fiesta chega com preço inicial de R$ 49.900, em única versão e sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, trio, ajustes de altura e de profundidade do volante e do banco do motorista, computador de bordo, rádio/CD/MP3, roda de liga leve 15 polegadas e alarme. Ainda existe uma opção de pacote de segurança, que inclui ABS e EBD por R$ 51.450. Com o acréscimo de sete airbags - sendo dois frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para joelhos - e revestimento dos bancos em couro, o preço chega a R$ 54.900.

Os concorrentes são Volkswagen Polo Sedan, o Kia Cerato e o Honda City, que ganhou uma versão de entrada (DX) para ficar competitivo na faixa dos R$ 50 mil. Todos, com exceção do New Fiesta, podem ser equipados com câmbio automático ou automatizado.

Moderno, mas limitado
O estilo arrojado do desenho se estende ao interior do New Fiesta. Os comandos estão ao alcance da mão. O quadro de instrumentos e o display central  com informações do computador e som  são de fácil visualização. A operação dos principais comandos também é bastante prática, principalmente os do som, no console central, e dos vidros, no descansa-braço da porta. O volante oferece ajustes de profundidade e de altura com extensa amplitude.

O New Fiesta tem bom espaço para pernas do motorista e carona. No banco traseiro, no entanto, o espaço é limitado como em todo compacto e apenas dois adultos conseguem ter folga. O conjunto de suspensão foi capaz de filtrar bem os desníveis da pista e o isolamento acústico é eficiente. No acabamento há bons materiais, embora os arremates e os encaixes deixem a desejar em alguns pontos.

O leitor que está procurando um carro na faixa dos R$ 50 mil tem o New Fiesta como uma ótima opção, principalmente pelas belas linhas e eficiente conjunto mecânico. Mas quem deseja mais espaço interno e até mesmo um comportamento dinâmico superior, pode pensar, como opção, no Focus equipado com o mesmo motor Sigma 1.6 16V.Ele é vendido apenas na versão hatch e tem preço inicial de R$ 53.430.
Motorização
Conjunto mecânico agrada
O motor 1.6 16V que impulsiona o New Fiesta garante um desempenho honesto ao sedã. Ele se destaca pela elasticidade e pelo fôlego. O câmbio tem bons engates.

Com seus 115 cv com etanol, ele está na média dos seus principais concorrentes. O Honda City oferece a mesma potência e o Kia Cerato sobressai com 126 cv, mas apenas na gasolina, já que ele não é ocupado com motor flexível.

A estabilidade é boa. Até nas curvas mais fechadas o compacto premium da Ford permanece nos "trilhos". (FB)

fonte:Otempo

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