Related Posts with Thumbnails

20 de outubro de 2010

Sites auxiliam alunos a estudarem para o Enem

SÃO PAULO. A geração que cresceu tendo a internet como companhia está, aos poucos, descobrindo que a rede pode ser uma aliada nos estudos. Os portais de internet, blogs, YouTube, Facebook, Twitter e jogos online têm virado parceiros de professor e aluno na preparação para o Enem e demais vestibulares. Para o especialista em educação e professor do colégio Arquidiocesano José Everaldo Nogueira Júnior, a metodologia das provas do Enem tornou a internet uma ferramenta fundamental. "É um casamento ótimo. A leitura na internet gera uma infinidade de links, de conexões. Você pode ler diferentes opiniões, ver vídeos". Ao se colocar a palavra-chave "Enem" em uma busca simples no Google, são achados 5.990.000 resultados.
Com um pouco de paciência, é possível encontrar instrumentos que auxiliem no estudo. No entanto, a maioria desse material ainda está dispersa e nem sempre o estudante consegue filtrar o que realmente pode ajudar. "Essa foi uma de nossas ideias. Centralizar e produzir material de qualidade para o ensino a distância, voltado para o Enem"', afirma Luzia Regina Alves, desenvolvedora do EuNoEnem.
Com 15 mil alunos cadastrados, o site (www.eunoenem.com.br) traz aulas online, simulados, vídeos educativos no YouTube, conteúdo em MP3, dicas de redação e um blog sobre atualidades. Twitter e Facebook são usados para alertar sobre novas postagens no site. "Pelo perfil dos estudantes, entre 16 e 17 anos, sabíamos que a internet seria um parceiro natural nos estudos", diz Luzia Alves.
Com proposta semelhante, o site O Povo no Enem (enem.fdr.com.br) traz conteúdo focado no Enem. Desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha, de Fortaleza, o site nasceu para divulgar material didático. Com a internet, porém, foi possível agregar conteúdos, com vídeo e aulas em formato de rádio, que podem parar no aparelho MP3 dos alunos. Na mesma linha, estão os sites www.mandebemnoenem.com.br, www.pordentrodoenem.com.br, www.enemdicas.com.br e o portalenem.com.br.
Para Jucimara Roesler, diretora da Unisul Virtual, universidade catarinense com mais de 15 mil alunos matriculados no ensino a distância, a internet e as mídias sociais são pouco exploradas em suas possibilidades. "As possibilidades são várias e essa geração está conectada. É preciso haver orientação do professor para usar esse potencial".
Aluno poderá levar apenas caneta preta
Brasília. Os candidatos que farão o Enem nos dias 6 e 7 de novembro só poderão levar para a prova caneta esferográfica de tinta preta. De acordo com o MEC, a medida foi adotada por questões de segurança e não será permitido o uso de lápis, borracha, apontador, lapiseira ou grafite. Além de caneta preta, os candidatos não podem se esquecer de levar um documento original de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição, que deve chegar à casa dos participantes até 25 de outubro.
Dúvidas
Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação com foto ou identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, valham como documento de identidade.

O Inep publicou na internet uma lista de respostas às principais dúvidas dos candidatos. Também estará disponível um sistema online para consulta aos locais de prova, informação que consta nos cartões de confirmação enviados aos participantes.

fonte:Otempo

0 comentários: