Related Posts with Thumbnails

4 de outubro de 2010

Síndrome da visão do computador atinge cada vez mais pessoas

Longa permanência diante de uma tela causa também estresse visual

Somando o período em que fica no estágio com o tempo dedicado aos estudos em casa, a universitária Fernanda Corrêa, 22, passa, em média, dez horas por dia diante do computador. O saldo parece alto, mas ela não é uma exceção, já que cada vez mais os adultos dependem dessa tecnologia para realizar as tarefas diárias. O lado ruim é que isso tem aumentado o número de pessoas com a chamada síndrome da visão do computador.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos, os sintomas da doença atingem cerca de 90% das pessoas que passam mais de três horas diante do computador por dia. E essa realidade já pode ser percebida entre os brasileiros.

Segundo o oftalmologista Ricardo Guimarães, diretor do Hospital de Olhos Ricardo Guimarães, é cada vez maior o número de vítimas dessa síndrome. Ele mesmo já diagnosticou vários casos. "O problema é muito frequente e vem sendo descrito há mais de 20 anos", ressalta.

Alguns dos sintomas são olhos irritados e ressecados, coceiras nos olhos, dificuldade de se conseguir foco e dor de cabeça, dentre outros. Entretanto, segundo o especialista, não é fácil chegar à conclusão de que o paciente está com esse problema. "Os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças. Aí, só um exame mais detalhado e uma entrevista aprofundada podem determinar se é a síndrome mesmo", explica.

De acordo com o oftalmologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Joel Boteon, a principal causa da doença é o ressecamento dos olhos. "O usuário do computador pisca pouco. Rotineiramente, piscamos 18 vezes por minuto para renovar a lágrima, limpar a visão e não deixar (a vista) embaçada. Mas quando estamos diante de uma tela, diminuímos muito o número de piscadas", explica.

O ressecamento da visão não é o único prejuízo que a exposição ao computador pode trazer à visão. "A permanência prolongada no chamado ambiente virtual é a uma das principais causas de estresse visual", afirma Guimarães. Ele explica que, quando os olhos estão voltados para uma tela - seja de televisão, de celular, ou de computador -, o cérebro fica confuso porque as imagens passam muito rapidamente e em diferentes proporções. Por essa razão, o organismo não consegue fazer os ajustes de foco e coordenação na mesma velocidade dos movimentos.


fonte:Otempo

0 comentários: