Related Posts with Thumbnails

6 de outubro de 2010

Nave em forma de discos transportará prédios



Uma empresa da Austrália está trabalhando no projeto de uma nave em forma de disco voador para transportar cargas pesadas, como prédios inteiros, ou servir para passeios turísticos.

A Skylifter ainda está na fase de testar protótipos, mas espera que seu dirigível recheado de hélio com 150 metros de diâmetro esteja pronto em três anos.

Ele será capaz de erguer 150 toneladas ou mais e viajar cerca de dois mil quilômetros a uma velocidade de 80 km/h.

A ideia é que a nave possa ajudar também em missões em locais remotos ou áreas atingidas por desastres – como terremotos. O transporte suave por ar, que dispensa a necessidade de pousar para descarregar, poderia levar medicamentos, mantimentos ou até estruturas inteiras, como hospitais.

Seu formato redondo, ao invés da forma de bola de futebol americano dos dirigíveis comuns, elimina a necessidade de apontar a parte da frente ou de trás para uma direção específica. Por ser redondo, ele não depende tanto da direção do vento.

Ele também é chato, ao invés de alto e arredondado como um balão, o que o tornaria mais fácil de manobrar. Na hora do pouso, a área de disco age como um para-quedas, tornando o veículo mais estável. Como o peso transportado fica pendurado por uma corda, o centro de gravidade é deslocado para um ponto mais baixo – o que também facilita o equilíbrio.

Por enquanto, a empresa produziu um protótipo de 18 metros de diâmetro chamado Vikki – ainda sem motor, e um protótipo inteiramente funcional de 3 metros chamado de Betty, capaz de carregar 0.5 kg. Protótipos de 23 metros (Nikki) e 150 metros (Lucy) devem ser lançados nos próximos três anos. A nave usa propelentes especiais e terá um painel solar no topo.

Para o uso de passageiros ou turismo, a empresa tem três diferentes planos que envolvem os chamados Pods – as unidades que serão transportadas. O primeiro seria o chamado “Pod palácio”, uma unidade personalizada ao gosto de um cliente específico, dono de seu módulo, que poderia viajar pelos ares pagando por cada passeio.

O segundo seria o Pod Trekker, dividido em salas e usado para passeios ao redor do mundo – sobre a terra e o mar. Ele acomodaria 80 pessoas por mais de 10 dias sem nenhum tipo de serviço externo. O terceiro seria similar ao Trekker, porém sem acomodações para dormir e usado em operações de algumas horas.

Cada um desses pods teria água potável e sistemas de lixo e energia. A empresa diz que eles seriam como cruzeiros aéreos, e não um substituto aos jatos para transporte rápido.

De cima para baixo: os pods servindo como hospital, como moradia temporária enquanto se decide construir ou não uma casa e como hotel, que pode ser "deixado" e "erguido" de qualquer lugar.

fonte:Infoabril

0 comentários: